O Brasileirinho

ANSEF
Associação Nacional das Entidades Associativas dos Servidores da
Polícia Federal em São José do Rio Preto - SP

Projeto "O Brasileirinho"

Cartilha educativa contra as Drogas



Apresentação

Esta cartilha é produto de estudo psicopedagógico direcionado às nossas crianças, pretendendo orientá-las durante a iniciação de seus estudos (Ensino Fundamental de 1ª a 4 ª série), sobre os perigos e malefícios causados pelo uso indevido das drogas.
A cartilha é um instrumento utilizado na prevenção ao uso de drogas para crianças de todo território nacional, desenvolvido pela ANSEF - POLICIA FEDERAL, em 26 páginas com desenhos em preto e branco vazado, visando a interação da criança, (cartilha aprovada pelo CONAD e pela Secretaria Nacional Antidrogas). Cidades que já participam do projeto "O Brasileirinho": Brasília/DF, Ribeirão Preto/SP e região, Campinas/SP e região, Dourados/MS, Uberlândia/MG, Londrina/PR, Cuiabá/MT, Foz do Iguaçu e região, Ponta Porã/MS, Cascavel/PR e região, Naviraí/MS e região , Araraquara/SP, Três Lagoas/MS.

Objetivo

Proporcionar conhecimentos básicos, condições de aprendizagem e orientação que se concretizem de forma basilar por meio psicopedagógico (cartilha);
Divulgação da Cartilha "O Brasileirinho" através das instituições governamentais, privadas, internacionais pertinentes ao Programa Nacional Antidrogas;
Levar aos cidadãozinhos brasileiros, em primeira mão a nossa mensagem de prevenção, chegando ao alcance deste público, antes da mensagem do narcotráfico;
Levar logo na infância, o conhecimento didático dos malefícios e conseqüências irreparáveis que a droga proporciona na vida das pessoas e da família (célula-mater da sociedade);
Conscientizar a sociedade como um todo que a atuação preventiva na questão das drogas é muito mais eficaz que a atuação repressiva.

Aplicação

1º- Distribuição das cartilhas em todas as escolas de acordo com o número de alunos, da 1ª à 4ª série do Ensino Fundamental.
2º- A cartilha será aplicada a cada aluno às terças e quintas-feiras, podendo assim ser trabalhada uma página a cada dia. No final de cada aula será lida em voz alta a oração do Brasileirinho.
3º- As palestras serão ministradas por um Agente de Polícia Federal, tendo como público alvo, os pais e professores, com o objetivo de fazer com que os mesmos se interem, dos perigos e malefícios causados pela droga. No decorrer do Projeto, o agente formará novos palestrantes seguindo indicação da Secretaria de Educação.
4º- O projeto "O Brasileirinho" terá duração de quatro meses, no final do trabalho, a Diretoria encaminhará uma lista com nome dos alunos, endereço, CEP, data de nascimento e uma foto 3x4 de cada aluno, ao Clube Brasileirinho, para que seja confeccionado carteirinha com a figura do Brasileirinho, no seguinte endereço : EQS- 216/416, Brasília/DF, fone: (61) 346-7832.

Histórico

Anteriormente até a década de 90, a faixa etária predominante no ingresso das drogas, era mínima de 13 anos. Hoje em dia, esta faixa etária tem declinado de uma maneira preocupante e assustadora ao limite mínimo de 10 anos, com crianças portando armas de fogo e cometendo assaltos, matando pais de famílias.
Dados estatístico dos órgãos policiais mostram que o trabalho repressivo junto às faixas etárias mais precoces, tem se tornado inócuo, havendo desgaste perante a opinião pública dos órgãos repressores e não resolvendo o problema.


"Seremos mais fortes à medida em que formos mais unidos"


Lançamento da Cartilha em São Jose do Rio Preto - SP - 05/04/2002

Carlos Alberto Costa Gatinho - Presidente da ANSEF (Associação Nacional das Entidades Associativas dos Servidores da Polícia Federal) fala sobre o crescimento e a importância do projeto O Brasileirinho para a sociedade.
A esquerda:
Carlos Alberto Costa Gatinho 

A direita:
Márcio Costa - Site Antidrogas

Um encontro que trará maior divulgação nos trabalhos desenvolvidos

PROJETO NACIONAL

ANTIDROGAS

O BRASILEIRINHO

DIGA NÃO ÀS DROGAS

www.ansef.org.br

BRASILIA - DF


Visite o site O Brasileirinho






Publicidade







Apoio



Mauricar
Dando mais saúde à vida de seu veículo



Copiadora Campos
Art & Design

Toldos Campos
Toldos - Paineis - Adesivos