Artigos

A prática de esportes durante a adolescência pode prevenir o uso de álcool, cigarro e maconha na fase adulta?  Artigos sobre drogas e alcool - Site Antidrogas



Sugere-se que a participação de jovens em atividades esportivas possa atuar na prevenção de problemas de conduta, entre eles, o uso de álcool e outras drogas. Entretanto, muitos são os fatores inteferentes sobre essa relação, como a rede social do jovem, a segregação por idade e o tipo de esporte praticado.

Assim, considerando-se esses fatores, o presente estudo teve como propósito avaliar como a prática de esportes, durante a adolescência, pode predizer o uso de álcool na etapa tardia da adolescência e na fase adulta. Para isso, uma amostra de estudantes noruegueses de 13 a 19 anos de idade foram avaliados e acompanhados após 2, 7 e 13 anos (n=3251), até o ano de 2006, quando já se encontravam na idade adulta. Entre as variáveis estudadas, avaliou-se como o uso de álcool variava conforme o tipo de esporte praticado (coletivo versus individual), habilidades necessárias à sua execução (resistência, força ou técnica) e nível de competição.

No início do estudo, metade dos estudantes estava envolvida em atividades esportivas (50,7%). Os estudantes que não estavam envolvidos em tal prática apresentaram maior freqüência de episódios de embriaguez, relação que se inverteu nos últimos dois períodos de avaliação. Quanto ao tipo de atividade, estudantes que praticavam esportes de resistência (corrida, natação, etc.) envolveram-se menos com o uso de álcool que esportes de força e que exigissem técnica (musculação, boxe, ginástica, artes marciais, etc.), em parte porque as conseqüências do uso de álcool (como a ressaca, por exemplo) interferiam diretamente na capacidade física dos estudantes praticantes desse tipo de esporte. Em contraposição, estudantes praticantes de esportes coletivos apresentaram maior envolvimento com o uso de álcool, provavelmente devido à influência social desse tipo de esporte na vida do estudante, facilitando a aquisição de álcool e as oportunidades de consumo.

Portanto, conforme os autores, antes de generalizar que a prática esportiva previne o uso de álcool, além das características individuais do sujeito, devem ser consideradas as características do esporte que podem, ou não, interferir sobre esse tipo de consumo.
Título: Does sports participation during adolescence prevent later alcohol, tobacco and cannabis use?
Autores: Tove Wichstrøm & Lars Wichstrøm
Fonte: Addiction
IF: 4,014
Fonte:CISA - Centro de Informações Sobre Saúde e Álcool







Publicidade








Apoio



Mauricar
Dando mais saúde à vida de seu veículo



Copiadora Campos
Art & Design

Toldos Campos
Toldos - Paineis - Adesivos