Artigos

Relaxante muscular é nova promessa no tratamento do alcoolismo  Artigos sobre drogas e alcool - Site Antidrogas


Isaúde.net
Ação do medicamento ocorre em uma região do cérebro que afeta o desejo por álcool e outras substâncias viciantes.

Um medicamento geralmente prescrito como relaxante muscular promete ser um tratamento para o alcoolismo. O Clorzoxazone, uma droga aprovada pelo FDA (U.S. Food and Drug Administration), diminuiu significativamente o consumo de álcool em ratos que bebem muito.

O líder do estudo, Woody Hopf e seus colegas descobriram que, entre os ratos que foram treinados para beber grandes quantidades de álcool, a clorzoxazona ativa o canal de potássio tipo-SK nos neurônios, o que torna os neurônios menos excitáveis. A ação da droga ocorre no núcleo accumbens, uma região do cérebro que em ambos, roedores e seres humanos, faz parte do sistema de recompensa que afeta o desejo por álcool e outras substâncias viciantes.

"A capacidade de clorzoxazona para reduzir a excitabilidade neuronal é importante porque quanto mais excitados os neurônios no núcleo accumbens, mais eles respondem ao estímulo fornecido pelo álcool, que por sua vez leva a comportamentos viciados em álcool", explicou Hopf.

Aplicando os resultados de pesquisas anteriores para o atual estudo, Hopf descobriu que ratos que bebem muito habitualmente têm menos canais SK em seus neurônios do que os ratos sem o vício do álcool. No estudo atual, Hopf demonstrou que quando os canais dos ratos SK restantes foram ativados, a excitabilidade do núcleo accumbens foi desligado, e este, por sua vez, suprimiu o consumo de álcool em ratos viciados.

Hopf vê a clorzoxazona como uma possível medicação contra o álcool entre os pacientes para os quais as drogas atualmente disponíveis não funcionam, ou entre os pacientes que não tomam as drogas por causa de efeitos adversos ou desagradáveis.

Em particular, os pesquisadores afirmam que isto pode funcionar para um alcoólatra que está em abstinência, e que está indo bem, mas que durante um período crítico ou estressante corre o risco de voltar a beber.

"Clorzoxazone pode ser exatamente o tipo de droga para retirar o desejo de beber, sem efeitos colaterais", observou Hopf.

Os pesquisadores afirmam que o próximo passo lógico da pesquisa será um estudo clínico que pode começar imediatamente, já que a clorzoxazona já é aprovada como medicamento.

O estudo foi realizado em ratos por pesquisadores da Universidade da Califórnia em San Francisco, nos Estados Unidos.
Fonte:ABEAD(Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas)







Publicidade









Apoio



Copiadora Campos
Art & Design

Toldos Campos
Toldos - Paineis - Adesivos





Mauricar
Dando mais saúde à vida de seu veículo