Artigos

Maioria das drogas que chegam ao amazonas vem de Colômbia, Bolívia e Peru  Artigos sobre drogas e alcool - Site Antidrogas




Portal D24am - Manaus
Os três países são os que mais enviam entorpecentes para Estado, segundo o coordenador da Força-Tarefa da SSP-AM, delegado Fábio Silva

Thiago Monteiro
Até novembro deste ano, a PF apreendeu 3,5 toneladas de drogas.Arte: Júnior Lima

Manaus - A maior parte dos entorpecentes que entram no Amazonas e são distribuídos para outros Estados brasileiros e países é oriunda da Colômbia, Bolívia e Peru, nações que fazem fronteira com o Brasil. O superintendente da Polícia Federal (PF) do Amazonas, delegado Marcelo Rezende, revelou, com exclusividade à reportagem do DEZ, que a rota do tráfico de drogas no Estado ocorre, frequentemente, por meio do Rio Solimões pelos municípios amazonenses de Tabatinga, Fonte Boa, Tefé, Tonantins e Boca do Acre.

“Para coibir esse comércio ilícito temos várias operações diariamente nas regiões de fronteira e investigações de agentes federais em diversos municípios do Amazonas”, informou Marcelo Rezende.

O coordenador da Força-Tarefa da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), delegado Fábio Silva, informou, à reportagem, que o Estado acaba entrando na rota do narcotráfico por ter um aeroporto internacional e fazer fronteira com países fornecedores de entorpecentes.

Tipos de drogas e transporte

Ainda de acordo com Silva, as principais drogas que passam pelo Amazonas são a cocaína, pasta-base de cocaína, oxi, ecstasy, metanfetaminas (drogas que estimulam o sistema nervoso), LSD, heroína e todos os tipos de maconha como, por exemplo, ‘skank’, hidropônica e prensada.

“Aqui virou uma rota para o Brasil e para o mundo. Os traficantes usam malas, prendem as drogas pelo corpo, colocam dentro de tucumãs, sementes e, em alguns casos, dentro de animais para transportar as drogas. Usam o meio terrestre, fluvial e o aeroviário para a prática deste crime”, explicou o delegado.

Maués produz maconha
Segundo Fábio Silva, o município de Maués (a 268 quilômetros de Manaus) é conhecido pela polícia do Amazonas como o local onde existem as maiores plantações de maconha do Estado.

“Nossa polícia sempre está com ações em sítios e locais onde existe o cultivo de maconha nesta cidade”, destacou o delegado da SSP-AM. Silva revelou, ainda, que as ações da Força-Tarefa da SSP-AM são voltadas tanto para os fornecedores de drogas quanto para o tráfico de entorpecentes doméstico, que é praticado por famílias há, pelo menos, 20 anos no Estado.

Apreensões de drogas

Conforme dados da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) da PF, os agentes federais apreenderam 3,5 toneladas de drogas no Amazonas de janeiro a novembro deste ano.

Nos 30 Distritos Integrados de Polícia (DIPs), as polícias Civil e Militar apreenderam, de janeiro a setembro deste ano, 2,2 toneladas de entorpecentes em Manaus, segundo dados do e-segurança cidadã da SSP-AM.

Até o fechamento desta matéria, a assessoria de imprensa da Polícia, o delegado George Gomes, titular da Delegacia Especializada em Prevenção e Repressão à Entorpecentes (Depre) e o delegado Emerson Negreiros, do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM) não repassaram informações sobre o tráfico de drogas no Amazonas.

Simpósio

No último dia 25 de novembro, durante o Simpósio de Segurança nas Fronteiras, realizado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), em Tabatinga, autoridades discutiram soluções para conter o avanço da criminalidade e suas consequências para o cidadão, como o tráfico de drogas na região amazônica.

Na ocasião, o secretário de Segurança Pública, coronel da Polícia Militar (PM) Paulo Roberto Vital, recebeu representantes dos Estados de fronteira e especialistas em diversas áreas para debater e apontar caminhos para problemas que vêm ganhando dimensões preocupantes como o narcotráfico. “É importante essa integração para combater com mais eficácia a criminalidade nessa área”, disse.
Fonte:UNIAD - Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas







Publicidade








Apoio






Mauricar
Dando mais saúde à vida de seu veículo



Copiadora Campos
Art & Design

Toldos Campos
Toldos - Paineis - Adesivos