Artigos

Consumir álcool em excesso pode trazer sequelas irreversíveis  Artigos sobre drogas e alcool - Site Antidrogas



Cuidado com o consumo excessivo de álcool, pois isso pode gerar danos irreversíveis ao organismo, que vão além da cirrose (foto: Pixabay)

As bebidas alcoólicas afetam não apenas o fígado, sabia?
por Da redação com assessorias

Seja no happy hour, seja na balada, a bebida alcoólica sempre costuma fazer parte da diversão de muita gente. Porém, é preciso estar ciente de que o consumo de álcool, especialmente em excesso, pode comprometer a saúde e trazer sequelas irreversíveis. Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, no ano passado, revelou que 52% dos brasileiros beberam pelo menos uma vez em 2016.

Como se sabe, o hábito de consumo de bebidas alcoólicas está muito ligado à questão social e guarda relação com a cultura do meio no qual cada indivíduo se encontra inserido. Beber pouco, moderadamente ou ser abstêmio depende ainda de características intrínsecas pertinentes à genética e aos hábitos adquiridos, como mostra o médico Pedro Oliveira, da ePharma.

Segundo o especialista, a ingestão de álcool traz um agravante adicional nos dias quentes. "O calor provoca intensa desidratação e a presença de significativos teores de álcool na corrente sanguínea impacta exponencialmente nos órgãos vitais: cérebro; fígado e rins com progressiva degeneração nestes órgãos, com destaque para o fígado, no qual tais efeitos podem, inclusive, desencadear o câncer", afirma o médico.

A cirrose hepática costuma ser associada, há tempos, ao último estágio do uso contínuo de bebidas alcoólicas. Mas, outras moléstias, com menor evidência, também podem comprometer a saúde física e mental dos usuários de bebidas.

Conforme Pedro Oliveira, o alcoolismo agudo tem sido apontado como a principal causa urbana de mortes e lesões por acidente. "A associação do uso de bebida alcoólica com a baixa ingestão alimentar potencializa as manifestações orgânicas imediatas e tardias e se agrava no tempo de calor. Portanto, beba com moderação", recomenda o especialista, fazendo referência à campanha do Ministério da Saúde, que é obrigatória em propagandas de bebidas alcoólicas.
Fonte: Revista Encontro







Publicidade









Apoio

Toldos Campos
Toldos - Paineis - Adesivos





Mauricar
Dando mais saúde à vida de seu veículo



Copiadora Campos
Art & Design