Notícias

VULNERABILIDADE DOS USUÁRIOS DE ÁLCOOL E DROGAS PERANTE O HIV E O USO DA ARTE NO COMBATE DA AIDS SÃO DESTAQUES DA SEMANA   Notícias sobre drogas e alcool - Site Antidrogas


O Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (UNODC), o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS) e o Programa Nacional (PN) de DST/Aids darão início a uma série de treinamentos em Porto Alegre (RS) nesta terça-feira, 03.

A capacitação “Políticas Públicas em Contextos de Violência Relacionados ao Consumo de Álcool e outras Drogas” será realizada em estreita colaboração com os Programas Estadual e Municipal de Aids. Vão participar profissionais da área de saúde e setores de serviço social do Rio Grande do Sul. Os representantes do UNODC (Brasil e Cone Sul), Sr. Giovanni Quaglia, e da UNAIDS (Brasil), Dr. Laurent Zessler farão parte da abertura.

O objetivo do treinamento é identificar – a partir da prática de campo dos profissionais —meios de ampliar a atuação conjunta da área de saúde e de outros setores de políticas sociais. Assim, será possível aprimorar a atenção a usuários de drogas e álcool para fortalecer uma rede de instituições e agentes que lidam com a população mais vulnerável. Os participantes vão discutir o papel da prevenção às DST/AIDS e da promoção da saúde como estratégias de redução de vulnerabilidades e as associações à violência e ao uso de álcool e outras drogas. Além de Porto Alegre, o treinamento já foi realizado em Diadema (SP), no dia 29 de maio deste ano, e em Salvador (BA) no dia 26 de setembro.

Nesta segunda-feira, 02, a cidade de Campinas recebe o festival Cinema Mostra Aids. Até o dia 11 serão exibidos 15 filmes nesse projeto que tem como realizadores o Grupo Pela Vidda/SP em parceria com o Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Aids da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Campinas, e o Programa Estadual de DST/Aids de São Paulo.

A programação inclui curtas e longas-metragens, ficções e documentários, que serão transmitidos em um local alternativo – a sala de projeção do Museu de Imagem e do Som, no Palácio dos Azulejos, um espaço público que integra o patrimônio histórico-cultural de Campinas. Rua Regente Feijó, 859.

Em São Paulo, a peça “Wonderland” reestréia nesta terça-feira no Espaço Dois da Companhia de Teatro Os Satyros – Praça Roosevelt, 124. Centro. Produzido pela companhia Cena a 3, o monologo interpretado por Maurício Souza Lima utiliza a metáfora e o realismo para chamar a atenção sobre uma das maiores pandemias do mundo.

Sem citar as palavras Aids e HIV, a peça narra a história de um jovem “excluído”, segundo o ator e autor Souza Lima, que viaja de trem de um local onde vive para outro local distante. O personagem está de mudança após ter se separado da esposa e ficar sem casa, desempregado e cometer um crime.

Redação da Agência de Notícias da Aids







Publicidade









Apoio

Toldos Campos
Toldos - Paineis - Adesivos





Mauricar
Dando mais saúde à vida de seu veículo



Copiadora Campos
Art & Design