Notícias

Hemocentro alerta doadores sobre álcool no sangue  Notícias sobre drogas e alcool - Site Antidrogas


O Hemocentro de Dourados está convocando doadores para garantir o estoque no banco de sangue, durante o período de Carnaval. O serviço vai funcionar até sexta-feira, das 7h às 11h, e pára durante a Folia, retornando na Quarta de Cinzas, a partir das 7h. O Carnaval é um período crítico para o setor de Saúde, por conta de possíveis acidentes, obrigando a garantir hemoderivados para atender urgências e emergências. Outro fator que vem ocasionando o déficit é a epidemia de dengue em Dourados.

A assistente social Rosa Fernandes disse ontem, ao Douradosagora, que pacientes internados necessitam, muitas vezes, de plaquetas durante o tratamento, o que também vem contribuindo para aumentar a demanda por sangue. E, ainda, devido a cirurgias ocorridas nas últimas semanas, está em falta sangue do tipo A negativo, entre outros.

De acordo com Rosa Fernandes, quem teve dengue deve aguardar três meses para doar sangue; e os pacientes que receberam plaquetas, por transfusão, precisam esperar um ano. O mesmo vale para casos de gripe suína.

Doadores
Interessados em doar sangue devem comparecer ao Hemocentro, das 7h às 11h, bem de saúde e alimentados, munidos de documento de identidade com foto, ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos, não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes e alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.

O hemocentro fica anexo ao Pam, na Vila Industrial. Mais informações, pelos telefones 3424.4192 ou 0400.

Não pode doar
Não pode doar sangue quem teve hepatite depois dos 10 anos de idade, hepatite B ou C, o portador do vírus da AIDS ou doença infecciosa transmitida pelo sangue. Diabético que usa insulina ou anti-hipoglicemiante via oral, mulher grávida ou amamentando, pessoa com febre, com peso abaixo de 50 quilos; com mais de 65 anos ou que teve perda inexplicada de 10% do peso em um mês.

Não pode doar, o epilético ou com crise de asma, quem passou por cirurgia, recebeu transfusão, fez tatuagem ou colocou piercing há menos de um ano. Paciente que passou por exame de endoscopia deve aguardar um ano para voltar a doar sangue.

Álcool no sangue
O Centro Hemoterápico alerta o doador para que se mantenha longe das bebidas alcoólicas pelo menos 12 horas antes de doar sangue.

Alguns sites, como o do Instituto Goiano de Oncologia e Hematologia (Ingoh), afirmam que é preciso parar de beber 24 horas antes. Além das bebidas, alimentos gordurosos incluindo o leite, devem ser evitados; cigarros, meia hora.
Fonte:Dourados Agora/ABEAD(Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas)







Publicidade







Apoio




Mauricar
Dando mais saúde à vida de seu veículo



Copiadora Campos
Art & Design

Toldos Campos
Toldos - Paineis - Adesivos