Notícias

Maioria dos catarinenses é contra legalização da maconha, diz pesquisa  Notícias sobre drogas e alcool - Site Antidrogas


Maior parte também é contra porte de armas por pessoas comuns.

Pesquisa foi feita pela Universidade Regional de Blumenau (Furb).
Do G1 SC

Mais de 70% dos catarinenses são contra a legalização da maconha, apontou pesquisa sobre segurança pública feita pela Universidade Regional de Blumenau (Furb), no Vale do Itajaí. Os dados também indicaram que quase 60% são contra o porte de armas para pessoas comuns, como mostrou o Jornal do Almoço neste sábado (12).

Sobre a legalização da maconha, 70,2% dos catarinenses são contra, 21,9% são a favor e 7,9% não sabem dizer. O especialista em segurança Alceu de Oliveira Pinto Júnior achava que mais pessoas seriam a favor. Segundo ele, as grandes preocupações da segurança atualmente são outras, como os grupos criminosos.

Ele, é contra a maconha liberada. "O problema da legalização é qual é a sua consequência. Vão acabar os traficantes? Do dia para a noite, o traficante deixa de ser e vai procurar emprego, ou ele vai migrar para outro tipo de criminalidade?", declarou.

Porte de armas

Outro tema perguntado aos entrevistados da pesquisa foi sobre o porte de armas por parte de pessoas comuns. Do total, 59,1% são contra, 33,7% são a favor e 7,2% não souberam opinar.

O especialista esperava que mais pessoas fossem favoráveis. "Isso é um crescimento da opinião pública, da população, na minha opinião, que eles veem que a arma efetivamente não é a solução. O fato de estar armado não é a solução definitiva", disse.

Pesquisa

O tema da pesquisa, sobre segurança pública, foi sugerido pelo Grupo RBS. O trabalho levou três meses para ficar pronto. No total, 1.017 pessoas foram entrevistadas por telefone nas 20 maiores cidades do estado.

"A gente tinha uma amostra estratificada por sexo, idade e renda, de modo que essa estratificação conseguisse representar o que pensa a população de Santa Catarina", disse Fabrícia Durieux, da coordenação do Projeto Focus, da Furb.
Fonte:UNIAD - Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas







Publicidade









Apoio



Mauricar
Dando mais saúde à vida de seu veículo



Copiadora Campos
Art & Design

Toldos Campos
Toldos - Paineis - Adesivos