Uma Pergunta, Uma Resposta

Como saber se alguém colocou alguma droga na bebida que vamos tomar?


A adição de substâncias psicotrópicas sem sabor, nas bebidas, tem sido bastante freqüente tanto no Brasil como em outros países.

Geralmente é difícil saber com certeza o que foi colocado. Quando o efeito é a indução do sono, possivelmente foi um barbitúrico ou "pílula para dormir", em dose suficiente para "tirar a pessoa do ar". Como os efeitos iniciais são semelhantes aos do consumo de bebida alcoólica (sentir-se sonolento, menos tenso, ter a voz pastosa e os reflexos diminuídos), parece que a pessoa está embriagada, mas em seguida ela dorme profundamente.

Já as alucinações e perturbações no sistema nervoso, possivelmente foram provocadas pela adição de alguma substância como o LSD (dietilamina do ácido lisérgico, potente droga alucinógena) ou talvez Êxtase (MetilenoDioxoMetAnfetamina). Só com um exame mais profundo dos resíduos da bebida ou das condições da pessoa poderíamos afirmar com maior certeza o que foi ingerido.

Estas situações dolorosas nos demonstram que a melhor orientação, para jovens e adultos é nunca aceitar bebidas (alcoólicas ou não) de desconhecidos ou de pessoas em quem não confiem plenamente. Em festas, bares ou mesmo reuniões em casa de amigos, é prudente observar como e por quem foram preparadas e servidas as bebidas e não descuidar do copo enquanto estiver bebendo.

Lamentavelmente estes fatos acontecem, provocados por pessoas cuja intenção é causar prejuízos a terceiros ou frutos de brincadeiras irresponsáveis. Como, na maioria das vezes, as substâncias acrescentadas não alteram o cheiro ou o sabor da bebida, a única maneira de se prevenir desses efeitos é ter cuidado e acompanhar a "trajetória" da bebida em todos os momentos. E para isso, naturalmente, é preciso estar atento e suficientemente sóbrio.

É possível que as substâncias adicionadas à bebida causem dependência, mas não automaticamente, se a pessoa ingeriu sem saber.

Fonte:Site Álcool e Drogas sem Distorção (www.einstein.br/alcooledrogas) / NEAD - Núcleo Einstein de Álcool e Drogas do Hospital Israelita Albert Einstein








Publicidade








Apoio

Copiadora Campos
Art & Design

Toldos Campos
Toldos - Paineis - Adesivos





Mauricar
Dando mais saúde à vida de seu veículo