Uma Pergunta, Uma Resposta

O que revelam os exames toxicológicos?


A análise toxicológica para verificação do consumo de drogas vem sendo utilizada no meio profissional, no esporte, no auxílio e acompanhamento da recuperação de usuários em clínicas de tratamento e em pesquisas.

A sua utilização pela família para diagnóstico de uso de drogas por um de seus membros não é o meio mais indicado e pode trazer mais conflitos do que possibilidades de ajuda. Acusar e confrontar a pessoa envolvida pode fazer com que ela se sinta ameaçada, reforçando suas defesas e a negação de que tenha problemas. Uma conversa franca e direta, mostrando preocupação, afeto e compreensão pode ser bem mais eficiente.
Atualmente os exames toxicológicos podem ser feitos por meio do sangue, da urina e do cabelo.

O exame de sangue possibilita apenas verificar o uso recente de substâncias (algumas horas). A análise de amostras de urina e cabelo podem detectar o uso de maconha e de cocaína em períodos mais longos. Já o álcool é metabolizado e eliminado rapidamente e os exames toxicológicos detectam somente o uso feito nas últimas horas.

O exame toxicológico de urina pode detectar o consumo de maconha até 20 dias após o último uso e o de cocaína até 7 dias após, para usuários crônicos. Já para usuários eventuais a análise da urina indicará o uso da maconha até, aproximadamente, 15 dias e o de cocaína até 4 dias. A urina é geralmente aceita com amostra para verificar o uso recente de drogas de abuso, mas não permite distinguir o usuário leve do moderado ou do pesado.

A análise de amostras de cabelo tem sido amplamente usada, especialmente nos EUA, em testes de seleção ocupacional. O exame do cabelo fornece informações de longo prazo - meses ou até anos. A maconha e a cocaína, assim como outras substâncias, são incorporadas ao cabelo durante o crescimento e como este ocorre em média de 1,1 a 1,5 cm por mês, é possível realizar análises sobre os últimos meses ou anos de exposição, sendo um método mais efetivo na identificação de usuários.
Fonte:Site Álcool e Drogas sem Distorção (www.einstein.br/alcooledrogas)/Programa Álcool e Drogas (PAD) do Hospital Israelita Albert Einstein








Publicidade









Apoio



Copiadora Campos
Art & Design

Toldos Campos
Toldos - Paineis - Adesivos





Mauricar
Dando mais saúde à vida de seu veículo