Uma Pergunta, Uma Resposta

O que é o GHB e quais as suas complicações?


O GHB (gama - hidroxibutirato) é uma substância sedativa do sistema nervoso central. Sua apresentação mais comum é na forma de sal (NaGHB ou KGHB). Ele é utilizado normalmente diluído em água e os efeitos são semelhantes aos do álcool. Ele foi sintetizado nos anos 60, para ser utilizado como anestésico, mas não chegou a ser utilizado, devido aos seus efeitos colaterais. Nos anos 80 e 90 foi redescoberto como indutor do sono de uso não-médico e como suplementação alimentar para fisiculturistas.

Seus efeitos começam cerca de 20 minutos após a ingestão oral (cerca de 1-2 gramas). Nota-se uma sensação de relaxamento muscular, desinibição e euforia. Doses elevadas causam tonturas, incoordenação motora, náuseas e vômitos e rebaixamento do nível de consciência. A grande preocupação é a potência da substância: mesmo em pequenas dosagens pode causar intoxicações intensas, comatosas. Dosagens mais elevadas podem ser fatais. A combinação de GHB com álcool é extremamente perigosa, podendo levar ao coma com mais facilidade. Como a apresentação líquida tem concentrações indeterminadas, a chance uma overdose acidental aumenta. Como a droga é ainda pouquíssimo estudada, pouco se sabe sobre sua dependência. Há, no entanto, relatos de síndrome de abstinência severas, com duração de vários dias.
Fonte:Site Álcool e Drogas sem Distorção (www.einstein.br/alcooledrogas)/Programa Álcool e Drogas (PAD) do Hospital Israelita Albert Einstein








Publicidade






Apoio

Mauricar
Dando mais saúde à vida de seu veículo



Copiadora Campos
Art & Design

Toldos Campos
Toldos - Paineis - Adesivos