Famílias eficazes e felizes

Mestre em consultoria e treinamento de empresas, Stephen R. Covey escreveu um livro sobre como manter altos níveis de excelência também em família. O livro se intitula “Os sete hábitos altamente eficazes” e o autor é apontado pela revista Time como um dos 25 mais influentes nos Estados Unidos, com seus ensinamentos de como ter sucesso em negócios e empresas.

Agora ele usa seu conhecimento para escrever sobre sucesso e eficácia nas famílias. Isso fez-me lembrar que minha mãe sempre dizia que uma família, um lar é como uma empresa, dadas as diferentes tarefas e compromissos para se manter a família feliz, próspera, saudável, e acrescentava que papai dirigia com sucesso sua empresa e ela, dentro do lar, labutava para conseguir também sucesso na sua tarefa de profissão “do lar”.

De fato, “até mesmo as melhores famílias enfrentam problemas e ficam fora da rota praticamente o tempo todo. Como em vôo de avião, turbulências, tempestades, erros humanos e outros fatores interferem no percurso. E, com tudo isso, o avião segue direções diferentes da planejada. Mas, durante a viagem, os pilotos recebem informações das torres de controle e outros feedbacks para fazer os ajustes necessários e retornar ao plano de vôo.

Assim, não importa o problema: para que você e sua família se mantenham o máximo possível na rota, é preciso um plano de vôo, um destino e uma bússola”.

Covey aponta como orientação, os sete hábitos que são verdadeiros e valiosos, e, nós do Grupo de Amor Exigente, apontamos como bússola para famílias eficazes e felizes, os princípios de Amor Exigente. Os sete hábitos e os 12 princípios se completam e se reafirmam. Para estudar e se afirmar nesses princípios o Amor Exigente recomenda reuniões semanais com pais que tem os mesmos tipos de problemas e Covey aconselha “um tempo especial da família” para os membros se reunirem, conversarem, ensinarem valores. Essas reuniões devem ser periódicas e com hora marcada.

Nessas reuniões a família consegue uma bela cultura familiar e essa cultura reflete as vibrações, a química, o sentimento e a atmosfera que envolvem o lar. É o modo como seus membros interagem, sentem prazer de ficar juntos e compartilham valores. Uma bela cultura familiar também permite que você enfrente a turbulência do lado de fora do avião, ou seja, crises econômicas ou doenças súbitas; e a turbulência dentro da cabine, como discórdias, falta de comunicação, reclamações, competições.

Para promover essa eficácia familiar, examine o que é capaz de promover uma tremenda mudança positiva na sua vida. Para isso concentre-se no que é importante e não no que é urgente. As coisas urgentes vêm de fora, das pressões do ambiente, e as importantes vêm de dentro, dos valores reais. Quanto mais se viver os princípios mais eficácia e felicidade se conseguirá. Venha aprender como, em nossas reuniões que já acontecem há 10 anos em Marília, ininterruptamente, as segundas-feiras, às 20 horas, a Rua Marechal Deodoro, 388. Os novos são sempre bem vindos.

Vera Gelás – Coordenadora do Amor Exigente