EUA anunciam novas estratégias antidrogas

O Procurador Geral dos Estados Unidos, John Ashcroft, anunciou nesta terça-feira uma nova estratégia antidrogas para desmantelar os maiores cartéis do tráfico, centralizando a coordenação das agências encarregadas pelo cumprimento das leis, entre elas o FBI.
Ashcroft vinculou o narcotráfico ao terrorismo, ressaltando que o primeiro ajuda a financiar o segundo, e os consumidores de drogas nos Estados Unidos são aqueles que mais contribuem para esta situação.

Segundo dados do governo divulgados por Ashcroft, no ano 2000, os usuários americanos gastaram quase US$ 63 bilhões em drogas ilegais e uma parte desta quantia pode ter sido usada para financiar os autores dos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001.

O objetivo central da nova estratégia é reduzir o volume de drogas ilícitas oferecidas aos usuários nos Estados Unidos, afirmou Ashcroft num discurso na sede da Direção Americana Antidrogas (DEA).

As metas gerais do programa, anunciadas pelo presidente George W. Bush no mês passado, são uma redução de 10% no consumo de drogas num período de dois anos e de 25% em cinco anos.

Segundo o Procurador Geral, o governo fará uma lista única dos maiores cartéis de narcotraficantes e “enfocará os recursos federais para eliminá-los pela raiz”.
Fonte: Diário OnLine