Consumo moderado de álcool também é prejudicial

Cientistas japoneses anunciaram que o risco de hipertensão pode aumentar mesmo em pessoas que bebem de uma ou duas doses de álcool por dia.

Durante dez anos, os pesquisadores da Universidade de Osaka investigaram mais de mil pessoas de um subúrbio da cidade.

Segundo o estudo, qualquer homem que ingira álcool, independente da freqüência ou da quantidade, tem mais risco de sofrer de pressão alta do que alguém que não beba.

A conclusão contesta pesquisas anteriores, que sugerem que o consumo moderado de bebida alcoólicas não traz prejuízos à saúde – ou até mesmo pode trazer benefícios.

Mulheres a salvo

O estudo japonês mostrou que homens que bebiam uma média de uma dose por dia sofreram um aumento de 20 a 30% na incidência de pressão alta.

Mas os pesquisadores não encontraram evidências de que isso acontecia nas mulheres.

A pressão alta pode, ao longo do tempo, aumentar as chances de enfarte ou derrame.

Não há uma explicação clara para a disparidade entre os resultados apresentados por esse estudo e por outros já realizados anteriormente.

Apesar disso, há uma teoria de que o motivo seja algumas diferenças físicas entre os homens asiáticos e os ocidentais.

Os americanos, por exemplo, têm muito mais propensão à obesidade, o que reduz o nível de álcool no sangue em relação a cada unidade alcoólica.

Além disso, cerca de 50% dos asiáticos apresentam uma mutação genética que afeta a maneira como seu corpo metaboliza o álcool.

A pesquisa não abordou o estilo de vida nem a dieta das pessoas pesquisadas e também não explicou o comportamento do álcool no organismo das mulheres.

Consumo controlado

Uma porta-voz do Alcohol Concern, uma agência nacional de controle do abuso do álcool na Grã-Bretanha,
afirmou que enquanto homens e mulheres respeitarem as recomendações dos departamentos de saúde para o consumo de bebidas, não devem acontecer problemas.

“Uma taça de vinho a mais não subsititui uma ida à academia de ginástica”, disse ela.

Na Grã-Bretanha, o limite de álcool considerado seguro é de três a quatro doses por dia para os homens e de duas a três para as mulheres ? com pelo menos um dia de abstinência por semana.
Fonte: Folha OnLine