Uribe chega hoje em busca de apoio contra narcotráfico

Comércio e meio ambiente também estão na pauta de encontro com Lula

BRASÍLIA – O presidente da Colômbia, Alvaro Uribe, chega hoje ao Brasil, onde se reunirá com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O encontro entre os dois chefes de Estado será na sexta-feira. Eles pretendem ajustar a intensificação do combate ao narcotráfico e ao terrorismo, que ameaçam a região de fronteira. Lula e Uribe têm como principal objetivo dar “maior vigor” à coordenação na repressão a esses crimes.

É a primeira visita oficial de Uribe a Brasília. O presidente colombiano foi convidado por Lula para discutirem temas como “integração física, comércio, meio ambiente e segurança da fronteira”. Uribe tratará, ainda, de empréstimo do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para aquisição de equipamentos agrícolas.

Relatório anual do Departamento de Estado norte-americano sobre o terrorismo e o narcotráfico será referência na busca de medidas efetivas. Uma dessas medidas seria a revitalização do acordo entre o Brasil e a Colômbia para uso de informações captadas pelo Sistema de Vigilância da Amazônia (Sivam), que opera desde 2002 por meio de radares e permanente patrulhamento aéreo.

Bogotá tem manifestado interesse nas informações do Sivam para dispor de mais instrumentos no combate aos traficantes e a grupos terroristas e na identificação de zonas de plantação de cocaína e laboratórios de processamento da droga. O sistema já emitiu dados que permitiram que forças policiais e militares invadissem áreas na amazônia para destruir pistas clandestinas de aterrissagem.

O ministro da Justiça brasileiro, Márcio Thomaz Bastos, destacou que órgãos de segurança intensificaram a ação contra o narcotráfico porque quadrilhas nacionais e internacionais ampliaram suas atividades em centros urbanos, como o Rio. (AP)
Fonte: O Estado de S. Paulo