Garotinho diz que Rio tem 700 mil usuários de drogas

O secretário de Segurança Pública, Anthony Garotinho, disse ontem que é necessário que as famílias controlem mais os filhos para que o consumo de drogas diminua. Ele fez um apelo aos pais para que eles sejam tão rigorosos com os jovens quanto são com o Estado ao exigir o combate ao tráfico. Garotinho citou uma pesquisa que diz que 7% dos dez milhões de habitantes da Região Metropolitana, o que equivale a cerca de 700 mil pessoas, usam algum tipo de droga. Grande parte dos usuários tem entre 18 e 25 anos. Garotinho afirmou que, se o consumo de drogas cair, o poder do tráfico diminuirá.

Para o coordenador de Justiça terapêutica do Ministério Público, Márcio Mothé, o tráfico está acabando com a segurança pública no Rio:

— O tráfico é patrocinado pelos usuários. A polícia deve se empenhar mais na repressão, não só nas comunidades carentes, mas nos eventos de classe média, como as festas raves. É preciso que a população se conscientize e pare de sustentar os bandidos.

Mothé disse concordar com Garotinho sobre a necessidade dos pais vigiarem os filhos.

— Quando a família falha, a Justiça entra, impondo limites. A possibilidade de prisão para o usuário de drogas pode motivar o tratamento forçado do jovem — disse.
Fonte: Bol – Brasil OnLine