fbpx

Fumo mata 5 milhões de pessoas por ano

O fumo mata cerca de 5 milhões de pessoas por ano. O número continuará aumentando caso o hábito não seja combatido nos países em desenvolvimento. O alerta foi feito em um estudo desenvolvido pelos epidemiologistas Majid Ezzati, da Escola de Saúde Pública de Harvard, e Alan Lopez, da Universidade de Queensland, na Austrália.
Em 2000, 4,83 milhões de mortes foram causadas pelo fumo no mundo, dizem os especialistas. Destas, 2,41 milhões aconteceram em países em desenvolvimento e 2,42 milhões em países ricos.

As doenças cardiovasculares foram responsáveis por 1,69 milhão de mortes, a doença de obstrução pulmonar crônica, por 970 mil mortes; e o câncer de pulmão, por 850 mil mortes.

“Os danos à saúde causados pelo fumo aumentarão ainda mais se intervenções eficientes e políticas para reduzir o tabagismo entre homens, e prevenir o aumento do número de mulheres fumantes em países em desenvolvimento, não forem implementadas”, alertam os autores do estudo, que será publicado este sábado pela revista médica britânica The Lancet.

Fonte: Terra