Álcool provoca 70% dos acidentes graves

Cerca de 70% dos acidentes de trânsito com mortos e feridos no Brasil são provocados por motoristas alcoolizados. A informação foi divulgada durante o 14º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito, no Centro de Convenções de Vitória.

A assessora institucional do Departamento Nacional de Trânsito-Denatran, Dulce Lutfalla, disse que falta no país um programa de fiscalização permanente para flagrar motoristas alcoolizados ao volante. “Nós já demos o primeiro passo: montamos um grupo de trabalho para a criação de um programa nacional de fiscalização”, informou.

Segundo o coordenador do programa Alcoolemia Zero, da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Rio de Janeiro, Fernando Moreira, as maiores causas de acidentes de trânsito no país são o consumo de álcool, a alta velocidade e o sono ao volante.

Dependência

Durante a mesa redonda sobre “Dependência Química na Circulação Urbana”, ele defendeu a necessidade de discutir a permissão do consumo de 0,6 gramas de álcool por condutor e a obrigatoriedade do teste do bafômetro. “São questões fundamentais para reduzir o índice de acidentes”, salientou.

Para a chefe do Núcleo de Acidentes e Medicina da Polícia Rodoviária Federal, Márcia Barreto, o consumo do chamado arrebite também preocupa. “Muitos caminhoneiros usam essa droga para se manter acordados, mas acabam se envolvendo em acidentes”, concluiu.
Fonte: A Gazeta/Vitória