Peru: Adolescentes são capacitados para prevenir consumo de drogas

Um total de 77 menores que se hospedam no Centro Juvenil de Diagnóstico e Reabilitação de Lima, conhecido como “Maranguita”, concluiu com êxito o programa de prevenção do consumo indevido de drogas e outras condutas de risco para adolescentes em conflito social.

No ciclo de oficinas que compreendeu o certame, os adolescentes dos grupos 3 e 4 desse centro juvenil beneficiaram-se também com sessões de psicoterapia individual.

Para alcançar este objetivo conta-se com o apoio da Associação Projeto Luli, entidade não governamental que trabalha na área de prevenção do consumo indevido de drogas e especificamente com populações de alto risco.

A organização desenvolve um programa de prevenção nos centros juvenis do Poder Judicial, em organização com as equipes técnicas de cada dependência, na qual participaram até o momento ao redor de 480 adolescentes.

O mesmo programa desenvolve-se no Centro Juvenil de Reabilitação de Santa Margarita (adolescentes mulheres) e no serviço de orientação ao adolescente do Poder Judicial.

Nestas oportunidades capacitam-se 71 educadores do Centro Juvenil de Lima em técnicas de prevenção de substâncias psicoativas.

O seminário foi encerrado pela oficial do programa de Redução da Demanda da Oficina Antinarcóticos da Embaixada dos Estados Unidos, Katherine Lawson, que destacou o trabalho efetuado para re-socializar os menores com problemas de conduta. Ketherine ainda ratificou o apoio de seu governo neste objetivo.

Fonte: El Peruano