Cigarro: foto nas embalagens será mais impactante

Uma perna necrosada, uma boca e um pulmão tomados por câncer, ratos e baratas mortos, um feto abortado. Dentro de nove meses, essas serão algumas fotos que deverão estar estampadas nas embalagens de cigarros do País. Além disso, frases de advertência sobre os malefícios do tabaco serão substituídas e outros alertas, incluídos. As mudanças foram anunciadas pelo Ministério da Saúde, para tornar o maço de cigarro o menos atrativo possível tanto para fumantes quanto para não-fumantes. “Quisemos fazer uma campanha impactante, com efeitos tanto no público infantil quanto no público jovem”, afirmou o ministro Humberto Costa.

A indústria tabagista terá nove meses para se adaptar às exigências. Passado esse prazo, fica proibida a venda de cigarros com embalagens antigas. Pelas novas regras, os maços terão de trazer o alerta “Este produto contém mais de 4.700 substâncias tóxicas e nicotina, que causa dependência física ou psíquica. Não existem níveis seguros para consumo dessas substâncias.”

Também torna-se obrigatória a frase: “Venda proibida a menores de 18 anos”, que substitui a atual “Somente para Adultos” ou “Produto para maiores de 18 anos.” O teor de alcatrão, nicotina e monóxido de carbono não poderá mais ser associado ao nome da marca do produto.

As medidas estão em resolução, publicada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária-Anvisa. As mudanças também vão afetar as peças publicitárias, exibidas nos locais de venda. Tais peças terão de estampar as mesmas ilustrações e o alerta sobre as 4.700 substâncias tóxicas.

As mudanças atendem a uma pesquisa feita pelo Disque Pare de Fumar, um serviço do Ministério da Saúde criado para dar informações sobre os malefícios do cigarro e as terapias para abandonar a dependência.

No levantamento, 79% dos entrevistados disseram que as fotos de advertência deveriam ser mais impactantes do que as atuais. As fotos para essa nova fase da política antitabagista, dez ao todo, foram selecionadas a partir de pesquisa feita com 72 jovens, entre 15 e 19 anos, em São Paulo e Porto Alegre.

Não há data predeterminada para a vigência das novas fotos. Mas o ministério admite que, quando o público estiver adaptado a elas, outra alteração terá de ser realizada. A apresentação do cigarro, dizem especialistas, é uma importante estratégia usada pelos fabricantes para atrair o fumante e tentar tranqüilizá-lo sobre os riscos de fumar.

Fonte: O Estado de São Paulo