Um terço dos jovens entre 15 e 24 anos fuma

A Comissão Européia (CE) iniciou hoje uma nova campanha contra o tabaco para prevenir o tabagismo entre os jovens, hábito que atinge um de cada três europeus entre 15 e 24 anos. Sob o lema “Seja livre para dizer não ao tabaco”, a campanha 2004, que se irá até o final de julho, incluirá mais de quarenta atividades como shows, jogos e competições, informou hoje o CE em um comunicado.

Segundo os dados da última pesquisa sobre o consumo de tabaco intitulada “As atitudes e opiniões dos jovens cidadãos da UE a respeito das drogas”, 36,8 por cento dos jovens entre 15 e 24 anos, cerca de 1 de cada 3, fumam regularmente. Nessa faixa de idade, a maior incidência é entre os homens, dos quais 38,8% são fumantes habituais, contra os 34,9% das mulheres.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) também alertou sobre o aumento do número de jovens fumantes em todos os países da UE, onde um de cada dois adolescentes que fumam “sucumbirá aos efeitos negativos do tabaco”, acrescenta a nota. As atividades incluídas na campanha, que começou hoje em Londres por causa da comemoração no Reino Unido do “Dia sem tabaco”, são dirigidas aos 36,2 milhões de europeus entre 12 e 18 anos, idades “cruciais” para rejeitar ou se habituar ao consumo do tabaco, explicou a Comissão.

A campanha inclui um “espetáculo itinerante” que, em um caminhão de mais de 17 metros de comprimento e que leva um palco, percorrerá durante os próximos meses a maioria dos países da UE. O tour incluirá uma visita a Roma no próximo dia 31 de maio para a comemoração do “Dia Mundial Sem Tabaco” e outra a Portugal, por causa dos campeonatos europeus de Futebol.

Na França e na Bélgica, o espetáculo será apresentado em julho no programa “Star Academy”, ao qual os jovens recorrem na busca de oportunidades para iniciar uma carreira musical. O comissário europeu de Saúde, David Byrne, disse que a campanha será anunciada em mais de 50 revistas para jovens, nas redes de televisão MTV e Eurosport e nos programas juvenis de algumas emissoras nacionais. “Sabe-se que 8 de cada 10 fumantes começou com esse hábito quando tinha entre 12 e 18 anos. Por este motivo desejamos que os jovens não hesitem em dizer não ao tabaco quando ainda estão a tempo”, acrescentou.

Fonte: Terra