Senad participa de curso de atualização de conhecimentos sobre redução da demanda de drogas

A Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) e a Secretaria Especial dos Direitos Humanos (Sedh) promovem o Curso Piloto de Atualização de Conhecimentos sobre Redução da Demanda de Drogas, para conselheiros municipais de todas as regiões do País.

O curso será realizado e ministrado pelo Laboratório de Ensino à Distância (LED) da Universidade Federal de Santa Catarina, de 26 de maio a 20 de setembro de 2004, na modalidade de educação à distância, destinado a conselheiros atuantes nos Conselhos Municipais Antidrogas, Tutelar, de Direitos da Criança e do Adolescente, de Educação, de Saúde e de Segurança Comunitária.

Seu objetivo é sensibilizar e preparar 3 mil conselheiros, dentro de uma visão global sobre a questão das drogas, para o exercício de seu papel mobilizador e articulador na sociedade. O curso deverá favorecer a identificação, a criação e o fortalecimento de uma rede integrada de apoio para o desenvolvimento de ações de prevenção do uso indevido de drogas e de atendimento a usuários, dependentes e seus familiares.

Os conselheiros participantes do curso receberão um “Kit Didático” contendo um livro, uma videoaula (fita VHS) e um cartaz. Serão realizadas três teleconferências, com duas horas de duração, estando à disposição dos participantes um “site” e o Sistema de Acompanhamento ao Estudante à Distância (Saed).

A carga horária da capacitação é de 60 horas. Para a conclusão do curso, os alunos devem produzir e enviar ao Saed uma atividade de aprendizagem, cuja orientação estará incluída no livro básico. Os concludentes receberão um certificado de curso de extensão, emitido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

A primeira teleconferência será realizada no dia 26 de maio de 2004, no horário das 14 às 16 horas, transmitida via satélite na freqüência 3930, polarização horizontal. Os inscritos no curso poderão participar pelo 0800-480925, pelo fax (48) 324-1900 ramal 221 ou pelo e-mail tele@ead.ufsc.br. O Canal 15, da NET, transmitirá as aulas para os alunos da região de Florianópolis.
Fonte: O Rio Branco