Câmara inaugura fumódromos nesta tarde

Todos os anos, a Organização Mundial da Saúde (OMS) promove, em 31 de maio, o Dia Mundial sem Tabaco. Ao aderir à campanha, a Casa lançou o “Dia sem Tabaco na Câmara”. Entre as atividades previstas para hoje está a inauguração de seis fumódromos, implementados por orientação do presidente da Casa, João Paulo Cunha. A solenidade de inauguração está prevista para as 16h30, entre os anexos II e III, e contará com a participação do diretor-geral da Casa, Sérgio Sampaio.
Os fumódromos estão distribuídos da seguinte maneira:
– Edifício principal – ao lado da banca de revista e ao lado da entrada da TV Câmara
– Anexo II – próximo ao telefone público da entrada do estacionamento do anexo II e na área de embarque e desembarque localizada na entrada do anexo II
– Anexo II e III – entre os dois anexos
– Anexo IV – em frente ao anexo IV, ao lado do ponto de táxi

Sessão solene
O “Dia Mundial sem Tabaco” também será tema da sessão solene que a Câmara realiza amanhã, a pedido da deputada Ângela Guadagnin (PT-SP), e de uma exposição no corredor de acesso ao Plenário. A sessão solene será realizada no Plenário Ulysses Guimarães a partir das 11 horas.

A Câmara tem ainda um grupo de trabalho para o controle do tabagismo, formado por servidores, e já realizou quatro edições do curso para os funcionários que quiserem parar de fumar.

O tabagismo é considerado pela OMS a principal causa de morte evitável no mundo. Atualmente, é responsável por 5 milhões de mortes anuais, sendo que, no Brasil, 200 mil pessoas morrem por ano em virtude do fumo.

Cumprindo a lei
Diante dessas ações e de outras providências, como a retirada dos cinzeiros do interior do órgão e sinalizações indicando a vigência legal, a Câmara se adapta às exigências estabelecidas pela Lei Federal 9294/96, que proíbe o fumo em ambientes coletivos, públicos ou privados.
Fonte: Agência Câmara