Noruega proíbe fumo em bares e restaurantes
A Noruega seguiu os passos da Irlanda e se tornou nesta terça-feira o segundo país do mundo a proibir o fumo em todos os bares e restaurantes de seu território. Oslo espera agora que a medida seja imitada em outros lugares.
– Em poucas palavras, essa é a Noruega, há uma lei para tudo – disse Eldar Solberg, tomando café fumando um cigarro do lado de fora de um bar em Oslo. – Imagine como isso vai ser no inverno, quando há neve na rua.
Desde a meia-noite, acender um cigarro dentro de qualquer bar, café, baote ou restaurante é ilegal.
– Esse é um dia histórico – afirmou o ministro da Saúde Dagfinn Hoybraaten. – Esperamos que isso inspire outros países a fazer o mesmo.
Hoybraaten lembrou que a Suécia e a Nova Zelândia aprovaram leis similares e que a Grã-Bretanha está discutindo restrições.
O objetivo da lei é proteger garçons e outros funcionários de pubs e restaurantes do fumo passivo, que pode elevar o risco de câncer e doenças respiratórias e cardíacas. O fumo já era proibido em escritórios e estações de trem.
A Irlanda foi o primeiro país a banir o fumo em pubs e restaurantes, no dia 29 de março.
Segundo Hoybraaten, não houve relatos de tumultos provocados por fumantes. A rádio pública NRK disse que duas pessoas atiraram tomates no Parlamento em um pequeno protesto.
Fonte: Olhar Direto