Brasilia sedia mostra de cinema sobre drogas

Na próxima quarta-feira, dia 23 de junho, acontece em Brasília a 1a Mostra de Cinema sobre Drogas, uma realização do Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (UNODC) e da Secretaria Nacional Antidrogas (SENAD). A mostra, a primeira do gênero no Brasil, integra o calendário da VI Semana Nacional Antidrogas, promovida pela SENAD. Com entrada gratuita, todos os filmes exibidos tratam a temática das
drogas de diferentes maneiras.

De caráter educativo, a mostra promoverá debates entre a platéia e especialistas nas áreas de drogas e cinemas após a exibição de cada filme. Serão discutidas questões relativas ao abuso de drogas e sobre o impacto do cinema na retratação desse problema. Os debates reunirão professores, psicólogos e cineastas.

A mostra trará filmes nacionais e estrangeiros. Entre os nacionais estão “Bicho de Sete Cabeças”, de Laís Bodanzky, “Cidade dos Homens”, uma sére de TV produzida pela O2 Filmes e pela Rede Globo de Televisão e o curta metragem “Palace II”, de Kátia Lund e Fernando Meirelles. Entre os filmes estrangeiros estão “Traffic” (EUA), de Steven Soderbergh, e “A Cidade está Tranquila” (França), de Robert Guediguian.

As exibições acontecerão no dia 23 de junho, em três cinemas do DF: Cine Brasília (Asa Sul), Cine Liberty Mall (Asa Norte) e Cine Gama Shopping (Gama), às 9hs, 14hs30 e 19hs. No Cine Brasília, não haverá sessão noturna.

Sessão VIP – A mostra será aberta no dia 22 de junho, próxima terça-feira, em uma sessão exclusiva para convidados, no auditório do Palácio do Planalto. Serão exibidos os curtas “Palace II” e o longa metragem “Bicho de Sete Cabeças”. A diretora de cinema Kátia Lund, do curta “Palace II”, do
longa “Cidade de Deus” e de três dos quatro episódios da série “Cidade dos Homens”, estará presente na sessão de estréia.

Programação completa da I Mostra de Cinema sobre Drogas:

* Cine Brasília (SQS 106/107)
9hs – “Cidade dos Homens”
14hs30 – “Bicho de Sete Cabeças”

* Cine Liberty Mall (SCN Quadra 02 Bloco D)
9hs – “Cidade dos Homens”
14hs30 – “A Cidade está Tranquila”
19hs – “A Cidade está Tranquila”

* Cine Gama Shopping (AE 1 S/N Setor Central, Gama)
9hs – “Cidade dos Homens”
14hs30 – “Traffic”
19hs – “Traffic”
Fonte: UNODC – Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime