O que é a Hepatite A e como prevenir

A Hepatite é uma inflamação no fígado, que pode ser causada por um vírus ou uma reação do organismo a substâncias como álcool ou algum tipo de medicamento. No caso da Hepatite A, que vem apresentando o maior número de casos em Boa Vista, a transmissão é feita através da água ou de alimentos contaminados por fezes de pessoas que têm a doença.

Apesar de não causar complicações graves ao organismo, esse tipo de hepatite deixa a pessoa afetada fraca e indisposta. Mas os sintomas (perda de apetite, cansaço, urina escura, fezes brancas, febre, vômitos, olhos e pele amarelados, dor no corpo e na região do fígado) só começam a aparecer em torno de 30 dias após ter contraído a doença.

Para prevenir a Hepatite A, a coordenadora municipal de Hepatites Virais, Maristela Moura, destaca que a principal medida é dar mais atenção a higiene, tendo cuidados básicos como lavar as mãos sempre antes das refeições e após ir ao banheiro, lavar bem as frutas e legumes, principalmente se for ingeridos crus, e beber água filtrada ou fervida. ?Além disso, o saneamento básico, com água potável e esgoto, é medida essencial para evitar a doença?, destacou.
Fonte: Folha