Japão: navio taiuanês despeja carga de drogas após ver fiscais

Tóquio, Um pesqueiro taiuanês atirou ontem 103 quilos de anfetaminas em águas territoriais japonesas logo após ser abordado por um navio de fiscais de pesca, informaram hoje, quarta-feira, as autoridades.

Segundo as mesmas fontes, a embarcação de funcionários japoneses se aproximou do navio taiuanês para pedir-lhe que se afastasse da zona. Foi aí que seus ocupantes atiraram à água três bolsas com a droga.

O fato ocorreu no início da manhã de terça-feira, a cerca de 27 quilômetros ao sudeste da ilha de Okinougan, no arquipélago de Okinawa, no extremo sul do Japão.

O pesqueiro de aproximadamente 20 toneladas, no qual navegavam três tripulantes, foi detido pouco depois por uma patrulha de guarda-costas e entregue posteriormente às autoridades taiuanesas, já que a detenção aconteceu a apenas três milhas da fronteira náutica entre os dois países.

Os inspetores da Agência de Pesca recuperaram as bolsas com a droga e as entregaram à guarda costeira, que estimaram o valor da carga em aproximadamente 6,2 bilhões de ienes (cerca de 56 milhões de dólares) no mercado negro japonês.
Fonte: UOL