Pesquisa revela que 10% dos estudantes de Vitória fumam diariamente

“Eu fumo desde os 12 anos. Comecei por causa dos amigos que fumavam. O meu pai sabe, mas não aceita, e minha mãe nem sabe que fumo”. Estudante do primeiro ano do Ensino Médio, Ivanilda Mattos, atualmente com 16 anos, começou a fumar ainda menina. Ela faz parte dos 10% dos estudantes de Vitória que têm o hábito de consumir cigarros diariamente, segundo pesquisa realizada em 12 capitais brasileiras, com adolescentes de 12 a 17 anos.

Os dados mostram ainda que o percentual de garotas fumantes se eqüivalem ao de garotos viciados em cigarros. A pesquisa mostra que meninos e meninas começam a fumar ainda muito novos. Em geral, colocam o primeiro cigarro na boca aos 12 anos, em média. No entanto, Jeniffer Gomes Pinto, hoje com 17 anos, começou a fumar aos nove anos de idade. “Meu primeiro cigarro foi com nove anos, mas eu comecei a fumar diariamente aos 14 anos. Uma amiga minha fumava e, como eu estava com alguns problemas em casa, eu comecei a fumar”, contou a adolescente.

Em Vitória, todas as escolas municipais e estaduais colaboraram com a pesquisa. A capital do Estado é a que tem o menor número de estudantes que já experimentaram cigarro entre todas as cidades pesquisadas.
Fonte: Gazeta OnLine