Inca premiará o TO por controle do tabagismo

As ações desenvolvidas no combate ao tabagismo no Tocantins foram reconhecidas pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), do Ministério da Saúde, que premiará o Estado, juntamente com Mato Grosso do Sul e Ceará, com a certificação de Honra ao Mérito e Troféus pela luta no controle do tabagismo durante o ano de 2003. A sessão solene de entrega dos prêmios acontecerá amanhã, no auditório Moacyr Santos Silva, no prédio do Inca, na capital do Rio de Janeiro. O evento marca o Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado no próximo dia 29.

Foi devido à realização de trabalhos como campanhas educativas; implantação de ambulatórios de tratamento ao fumante; do programa Saber Saúde, nas escolas; do programa nas unidades de saúde e ambientes de trabalho; de pesquisas; capacitações de profissionais de saúde, educação e agentes escolares e outras ações ligadas ao tabagismo em todo Estado, que a Secretaria de Estado da Saúde, através da Coordenação de Ações e Programas Estratégicos ? Área Técnica do Tabagismo, obteve o reconhecimento do Ministério da Saúde.

A Coordenadora de Ações e Programas Estratégicos da Sesau, Morgana Martins, e a Gerente Técnica do Tabagismo, Rosinete Carneiro irão representar o Tocantins na solenidade, onde ainda assistirão a divulgação de novos vídeos, dados e publicações referentes ao Programa Nacional de Controle do Tabagismo e Outros Fatores de Risco, que serão apresentados pelo INCA / Ministério da Saúde.

Programa

O Programa de Controle do Tabagismo e Outros fatores de Risco está implantado no Tocantins desde 1997 e tem trabalhado as ações de prevenção, de controle do tabagismo, através do programa Saber Saúde ? que prevê a inserção no currículo escolar de estretégias para promoção de estilos de vida saudáveis; e também de Cessação de Fumar, que tem como objetivo aumentar o acesso do fumante aos métodos eficazes para a cessação de fumar. Atualmente, há um ambulatório em Palmas em funcionamento e a proposta de ampliação desse atendimento com mais 12 ambulatórios, nos municípios e circunvizinhança de Augustinópolis, Araguaína, Dianópolis, Gurupi, Porto Nacional e Palmas.
Fonte: Jornal do Tocantins