Pederneiras fará campanha contra o fumo

Pederneiras – Para comemorar o Dia Nacional de Combate ao fumo, no próximo domingo, a Prefeitura de Pederneiras (26 quilômetros a leste de Bauru), através do Departamento de Saúde e do Setor Antidrogas, estará promovendo, a partir de amanhã, uma semana de atividades com o objetivo de oferecer informação sobre a prevenção do tabagismo.

De acordo com a assessoria de imprensa do município, a equipe do setor antidrogas estará ministrando palestras nas escolas e em todas as unidades de saúde serão distribuídos panfletos com orientações sobre o assunto.

Nos veículos de comunicação, a campanha deverá alertar sobre os riscos e problemas que o cigarro causa. O principal ato da semana será realizado na Praça da Matriz.

Alunos e jovens de diversas escolas do município sairão em passeata pelas ruas centrais da cidade com cartazes e mensagens de alerta sobre as doenças causadas pelo tabaco e como se prevenir contra elas.

Segundo a assessoria, estima-se que o cigarro é o responsável pela morte de cerca de 400 mil pessoas por ano e que o governo gasta milhões de reais para o tratamento dessas doenças.

Trabalho premiado

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) concedeu à Faculdade de Medicina da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Botucatu (100 quilômetros a sudeste de Bauru) um certificado de Honra ao Mérito pelo trabalho realizado no ano passado no combate ao fumo.

Em 2003, a campanha de controle do tabagismo, desenvolvida pela faculdade, além de promover palestras de orientação, reservou espaços aos fumantes (fumódromos), reduzindo o uso do tabaco nas áreas internas da escola e do hospital.

O trabalho da faculdade inclui ainda uma atuação permanente junto a servidores de todos os níveis, da faculdade e do hospital das clínicas, a pacientes e seus acompanhantes.

O Ministério da Saúde, por intermédio do Inca, faz um acompanhamento dessas ações e classificam as instituições (escolas, unidades de saúde e empresas) que mais se destacaram nesse esforço de controle do tabagismo.

A entrega oficial do prêmio, segundo a assessoria de imprensa da faculdade, será amahã no auditório Moacyr Santos Silva, no prédio do Inca, no Rio de Janeiro.
Fonte: JCNET