Campanha contra o fumo mostra novas imagens nas carteiras de cigarros

Curitiba – Os maços de cigarros estão com novas imagens ilustrativas referentes aos problemas do tabagismo. O Instituto Nacional do Câncer, órgão do Ministério da Saúde, lançou uma nova ofensiva contra o consumo de cigarros. O Programa de Controle do Tabagismo está com um atendimento a distância específico ao fumante pelo número telefônico 08007037033. O usuário que contatar o instituto encontrará cinco opções no teclado do telefone.

Assim que a ligação for completada, um sistema remoto informará sobre os malefícios do cigarro e disponibilizará o seguinte: tecla 2 – Como parar de fumar; tecla 3 – Ajudar a alguém a parar de fumar; tecla 4 – Os benefícios de parar de fumar; 5 – O tratamento oferecido pelo SUS a quem quer parar de fumar; 6 – Informações sobre centros de referência no tratamento do fumante e tecla 7 – atendimento individualizado pelos colaboradores do programa.

São fornecidos diversos dados sobre os efeitos do fumo sobre o organismo. Como a existência de 4.720 substâncias nocivas à saúde, a nicotina como causadora de dependência química, os cinco minutos que duram o tempo da vontade de fumar, o kit saúde entre diversas dicas de como agir para evitar o fumo e manutenção da abstinência do cigarro.

Diversos dados de interesse podem ser colhidos com os atendentes, entre eles que a nicotina demora apenas um dia e meio para sair do corpo. Outra informação esclarecedora é sobre as sensações desagradáveis causadas pela ausência do cigarro. Essas perturbam o indivíduo por duas semanas e após esse período a pessoa está livre dos elementos químicos viciantes.
Fonte: Tudo Paraná