Paris lança selo “livre de fumaça” para cafés e restaurantes

A fama dos cafés parisienses de locais charmosos, mas esfumaçados, onde os fregueses fumam tranqüilamente seus cigarros na contramão de uma tendência crescente em todo o mundo pode mudar, promete uma nova iniciativa lançada pela prefeitura ontem.

Junto com a principal associação receptiva francesa, a prefeitura anunciou que cafés, restaurantes e hotéis poderão, a partir de meados de novembro, receber um selo com a frase “este é um local 100% livre de fumaça”. “A operação segue bases inteiramente voluntárias”, disse em entrevista coletiva Alain Lhostis, um oficial sanitário da Prefeitura de Paris.

Os estabelecimentos que decidirem proibir o fumo em suas dependências, cederão “um novo espaço de liberdade para os parisienses”, afirmou. Segundo o sindicato Synhorcat, que reúne donos de hotéis, restaurantes e cafés, apenas 50 destes 1.200 estabelecimentos que funcionam na cidade são livres de cigarros e 20 outros expressaram interesse em se inscrever na iniciativa.

Os que fizerem o pedido receberão o selo com renovação anual, sujeita a inspeções sanitárias municipais para assegurar que a prerrogativa está sendo respeitada. A iniciativa municipal vai mais longe que uma lei já existente – mais rigorosa, porém ignorada, que exige áreas para não-fumantes nos estabelecimentos.
Fonte: Diário do Nordeste