Idosos participam de palestras sobre tabagismo e alcoolismo

O Núcleo de Assistência ao Dependente Químico (NADQ), criado pela Prefeitura de Boa Vista, está realizando palestras e reuniões nos seis centros de múltiplo uso de Boa Vista onde há atividades dos 480 idosos do Projeto Cabelos de Prata. A finalidade é alertar sobre os perigos do alcoolismo e tabagismo.

O assunto é abordado de maneira simples e fácil para que a assimilação seja mais rápida. Por meio de vídeos e explicações, José Roberto Vidal, diretor do núcleo, explica sobre a necessidade de procurar ajuda.

Outra diferença que o NADQ adotou para o Cabelos de Prata é a visita domiciliar, envolvendo a família no processo de recuperação. “Os casos detectados são averiguados e fazemos todo um acompanhamento especializado com a família”, explica Roberto.

Mas não são somente os integrantes do Cabelos de Prata que recebem ajuda para dependentes químicos. Participantes do Agente Jovem, Meninos do Dedo Verde e Projeto Crescer recebem orientação permanente e são acompanhados pelos técnicos do NADQ por meio da Família Rota da Paz, que promove reuniões semanais para a orientar as famílias como lidar com o jovem dependente. Ao total são 125 jovens atendidos.

AJUDA – Durante toda a semana, o NADQ faz reuniões com as pessoas que tem problemas com dependência química e nas quintas-feiras a família é convidada a fazer parte das discussões. O núcleo conta com psicólogos, educador e assistente social.

As palestras e reuniões acontecem no próprio núcleo na avenida Nossa Senhora da Consolata, Centro. Qualquer instituição ou pessoa interessada em conhecer ou ser atendida pelo NADQ pode ligar para: 623-8714.
Fonte: Folha