Capacitação aborda prevenção às drogas

Sensibilizar pais, familiares, jovens, educadores e lideranças em geral para a prevenção ao uso de drogas. Com este objetivo, o Programa Compromisso Vida, do Desafio Jovem, está sendo levado para cidades do interior do Estado. Quatro municípios do Vale do Acaraú já sediaram a capacitação, que será ofertada hoje em Morrinhos, a 208 quilômetros de Fortaleza. Segundo o coordenador do programa, Alberto Plutarco, o trabalho já foi realizado em Acaraú, Santana do Acaraú, Marco e Cruz. Ele adianta que a capacitação será realizada ainda na cidade de Bela Cruz, com data a ser definida, e que Jijoca de Jericoacoara também foi contemplada.

Plutarco descreve que a iniciativa partiu da Paróquia de Acaraú, que sediou em 2003, um fórum regional. O motivo, conforme ele, é o mesmo em todas as cidades, a preocupação com o aumento do consumo de drogas por parte dos jovens. Segundo Plutarco, diante dessa realidade, autoridades, pais e lideranças ficam em dúvida sobre o que fazer. A informação é fundamental na prevenção.

Trata-se de um trabalho de prevenção primária, em que é dada inicialmente uma palestra sobre prevenção. Em seguida, os participantes são divididos em grupos, de acordo com áreas de atuação, e propõem ações concretas na cidade para combater o problema através da prevenção. Os participantes deverão pôr em prática tais atividades e se tornarão multiplicadores dos ensinamentos. Segundo Plutarco, a meta do Desafio Jovem é voltar aos municípios contemplados e avaliar se as ações estão sendo implementadas.
Fonte: NoOlhar