Diretor do Balco diz que ajudou Marion Jones a usar esteróides

O diretor do laboratório Balco, envolvido em um escândalo mundial de doping, disse em entrevista divulgada na sexta-feira que viu a estrela das pistas Marion Jones usando esteróides durante um programa de dopagem criado por ele.

“Depois que eu a instrui­ sobre como fazer e preparei tudo, ela aplicou a injeção sentada ao meu lado – bem na minha frente”, disse Victor Conte ao programa 20/20, do canal norte-americano ABC News.

Conte, indiciado pelo fornecimento de esteróides a atletas, disse que iniciou o programa para Jones como preparação para a Olimpi­ada de 2000 e o manteve depois dos Jogos.

Jones afirma que nunca usou esteróides, embora elogie um suplemente de zinco comercializado por Conte.

“Convidamos o público a decidir: Victor Conte – um homem que enfrenta 42 indiciamentos federais, enquanto Marion Jones – uma das atletas mais condecoradas dos Estados Unidos”, disse o advogado dela, Richard Nichols, em nota.

“As declarações do senhor Conte são altamente contraditórias, enquanto Marion Jones sempre manteve com firmeza sua posição: ela jamais usou drogas de aumento do desempenho.”

Não se sabe por que Conte decidiu dizer o que disse, especialmente porque a entrevista não vai ajudá-lo em nada na Justiça. “Estou aqui hoje porque acredito que o mundo precisa saber a verdade, toda a verdade, nada mais do que a verdade, de forma que possamos realmente, de forma coletiva, tentar criar um campo de bom ní­vel para os atletas do futuro”, afirmou ele na entrevista.

Nichols disse que Marion Jones pediu que o diretor da Balco seja submetido a um detector de mentiras. “O senhor Conte simplesmente não foi confiável. Não o desafiamos a se submeter ao mesmo procedimento de detector de mentiras pelo qual Marion Jones passou.”

O jornal San Francisco Chronicle citou, também na quinta-feira, trechos de um depoimento do jogador de beisebol Jason Giambi, do New York Yankee, em que ele admite o uso de esteróides. O time não quis comentar o assunto.

Giambi trabalhou com o treinador Greg Anderson, que admitiu pessoalmente o uso de esteróides e é acusado de distribuir os produtos ilegais da Balco.

O processo da Balco transcorre sob sigilo de Justiça, e os promotores não quiserem comentar suas acusações. Qualquer testemunha que mentir no processo do justiça federal pode até ser presa.

O Ministério Público reagiu com indignação ao vazamento de informações sobre o depoimento de Giambi. Os promotores vão pedir ao Departamento de Justiça que investiguem o vazamento. Fonte: MSN