Promessa de Ano Novo tem ajuda on-line

Conteúdo disponível na internet dá força para quem tem dificuldades de cumprir os juramentos da virada do ano

FERNANDO BADÔ

A primeira semana do ano já está na metade e você ainda não começou a cumprir as famosas promessas de Ano Novo? Não sabe por onde começar? Quer algumas dicas? Na internet há várias.
A mais clássica dessas promessas é a de parar de fumar. O ideal é não procurar fórmulas milagrosas, mas sim conselho e incentivo.
Um bom começo pode ser o site do grupo Nicotine Anonymous (www.nicotine-anonymous.org), que oferece versão em português. Ele apresenta um método em 12 passos direcionado “aos que desejam parar de usar nicotina 365 dias por ano”. O livro do grupo também está disponível on-line. A melhor parte para começar, no entanto, é no link Para o Recém Chegado & Apadrinhamento em Fumantes Anônimos.
O www.antifumo.com.br pode ser considerado mais técnico, trazendo várias estatísticas sobre males do cigarro -conhecidas de muitos, talvez, mas servem como incentivo. Caso você ainda esteja em dúvida se quer mesmo tentar parar, acesse www.fumo.com.br e clique em perguntas. A seção traz informações sobre diversos métodos usados pelos que querem parar de fumar.

Fim dos vícios
Cigarro é apenas um dos vícios que acabam não só com a saúde mas com a reputação da pessoa. E a cada Ano Novo surge uma oportunidade com data marcada para tentar dar um fim neles.
Alcoólatras que resolverem enfrentar seu problema podem procurar, por exemplo, o grupo Alcoólicos Anônimos (www.alcoolicosanonimos.org.br). A página inicial traz telefone e e-mail da entidade, para que aqueles que queiram atacar o problema entrem em contato.
O grupo Narcóticos Anônimos (www.na.org.br) se propõe a auxiliar os dependentes de substâncias químicas. O site tem telefones de ajuda e endereços de diversas entidades ligadas ao grupo espalhadas pelo Brasil.
Comer também vira vício quando o glutão não consegue diferenciar fome de vontade de ingerir uma guloseima. Veja artigo sobre o assunto em www.stetnet.com.br/vidasaude/pag6.htm.

Internéticos anônimos
Você acha besteira quando lhe dizem que é viciado em internet? Pois saiba que navegar pela rede também tem alto poder viciante.
Um indicativo disso é um estudo feito por um dos principais especialistas em vícios do mundo, o médico austríaco Hubert Poppe. Segundo ele, 3% das pessoas que acessam a internet com regularidade desenvolvem algum tipo de dependência. Poppe diz também que há casos de pessoas que permanecem conectadas por 40 horas consecutivas. Esse número supera o de pessoas que ficam viciadas em heroína, por exemplo.
Se você se acha um viciado, faça o feitiço virar contra o feiticeiro e use a rede para procurar ajuda. O site www.fortalnet.com.br/psyberterapia oferece orientação e aconselhamento on-line. É um primeiro passo, embora o Conselho Federal de Psicologia (www.cfp.org.br) não aprove a psicoterapia on-line.
Para quem tem conhecimentos em inglês, vale uma visita ao site do Center for Online and Internet Adicction (www.netaddiction.com), para viciados na rede.
Mas como vencer um vício se, atualmente, muitos profissionais dependem da rede para trabalhar? A psicóloga espanhola Margarita Barrera, que é especialista em vício de internet, diz, em entrevista publicada no site www.ocexcelsior.com, que o tratamento usa técnicas como não permitir que o viciado se conecte em horas de folga, controlar a quantidade de horas e mesmo vigiar saídas do paciente, para que ele não use micros em cibercafés e LAN houses.

Escrever, plantar, viajar
A sabedoria popular diz que todo homem deve escrever um livro e plantar uma árvore. Para os que não têm noção de como fazer isso, mas pretendem botar a idéia em prática em 2005, qualquer dica ganha valor.
No endereço www.leituracritica.com.br/leituracritica/como.htm, do site Leitura Crítica, o aspirante a escritor encontra informações que elucidam dúvidas recorrentes ao redigir um livro. Os artigos são apresentados em forma de capítulos.
O texto da Folha Online presente em www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u12242.shtml mostra um caminho para escrever e publicar on-line um romance de ficção científica.
Para conhecer os principais conceitos para plantar uma árvore, visite www.florestabrasil.com.br/comoplantar.htm. A página trata desde a escolha de um local adequado, passando pela técnica em si, até os cuidados com a muda no período pós-plantio.
Veja um passo a passo bastante simples em users.siteplanet.com.br/pmaagric/dicas.htm.
E quem decidiu que em 2005 fará a viagem da sua vida pode programá-la via internet. Em sites como o WebTurista (www.webturista.com.br), é possível avaliar destinos, procurar pousadas e hotéis, checar preços e pacotes e ver dicas para viajar tranqüilo.

Fonte: Folha Online