Cientistas italianos testam erva chinesa contra o alcoolismo

A Salvia Miltiorrhiza, originária da China, pode ser um bom remédio para combater o alcoolismo, segundo um estudo científico desenvolvido na Itália que, depois de obter resultados positivos na fase experimental com ratos, começará a ser testado em humanos.

O estudo, feito pelo Instituto de Neurologia do CNR (Conselho Nacional de Pesquisa) de Cagliari, no sul do país, demonstrou através de diversos experimentos que esta espécie de salvia é capaz de reduzir o consumo, a recaída e a dependência voluntária do álcool.

A erva é utilizada na medicina tradicional chinesa para curar doenças do sangue, cardiopatias, hepatite e até a insônia.

O diretor da pesquisa, Giancarlo Colombo, apontou que a salvia dada aos ratos – previamente acostumados à ingestão habitual de álcool -, reduz o consumo voluntário e os efeitos derivados de um eventual período de abstinência.

Deste modo, a pesquisa com a salvia “pode servir para que os alcoólatras que decidam deixar de beber possam apreciar um copo de vinho sem necessidade de beber a garrafa inteira”, afirmou Colombo.

Até agora, conseguiu-se que os “ratos alcoólatras” deixassem de beber, algo que, se confirmado em humanos, pode ser um caminho para atenuar uma doença progressiva crônica, e em muitos casos mortal.

Fonte: Terra