Helicóptero em missão antidrogas cai na Colômbia e mata 20

BOGOTÁ (Reuters) – Um helicóptero de fabricação dos EUA caiu nesta quinta-feira na selva da Colômbia, matando todos os 20 soldados colombianos a bordo.

O Black Hawk caiu próximo à cidade de Magui Payan, em Narino (sudoeste da Colômbia), informou o Exército em um comunicado à imprensa.

Os soldados integravam uma missão de identificação de plantios de coca — matéria-prima da cocaína — para que fossem destruídos posteriormente.

Esse foi o pior acidente na aviação militar colombiana desde a queda de um outro Black Hawk, em março de 2003, que matou 23 pessoas. Os EUA forneceram esses helicópteros à Colômbia como parte da ajuda militar de mais de três bilhões de dólares destinada a combater a maior indústria de cocaína do mundo. O plano está em vigor desde 2000.

Apesar de o Exército afirmar que o acidente foi causado pelo mau tempo, rebeldes marxistas frequentemente abrem fogo contra helicópteros militares a fim de proteger suas plantações.

Tanto as guerrilhas esquedistas como paramilitares de ultra-direita têm no tráfico de drogas uma importante fonte de financiamento para uma guerra entre si que já dura 40 anos e que custa milhares de vidas anualmente.

Fonte: Yahoo