Qual é o problema mais grave do uso de álcool e outras drogas?

O uso de álcool e outras drogas pode trazer muitos problemas e é muito difícil dizermos qual deles é o mais grave, porque essa avaliação requer que levemos em consideração uma série de fatores da vida do indivíduo que faz o uso. Assim, um problema grave para um determinado indivíduo pode não ser tão relevante para outro. Algumas pessoas sofrem mais com problemas físicos. Outras com problemas familiares, no trabalho ou com a justiça. Do nosso ponto de vista, todos eles podem vir a ser bastante graves uma vez que limitam um desenvolvimento e curso normais da vida.

Veja alguns riscos envolvidos no uso de drogas:

1. Ao experimentar a droga a pessoa pode gostar e passar a usar sempre podendo tornar-se dependente.

2. Ela pode estar passando por um momento difícil na sua vida e procurar as drogas para sentir-se melhor. Será que resolve? Claro que não! Ela irá apenas botar uma mascara e o problema vai continuar e incomodar, ou seja, fazer cada vez mais mal.

3. Dependendo de como se está, algumas drogas podem fazer sentir coisas que não são nem um pouco gostosas: achar que o coração vai parar, que não está respirando, ou que todo mundo te quer mal. É preciso ter cuidado e saber muito bem quais são os efeitos que as drogas podem causar no corpo e na cabeça das pessoas antes de usá-las. Portanto, o consumo de drogas afeta a nossa mente e pode desencadear uma série de transtornos mentais.

4. Além dos problemas em saúde mental, o uso de drogas afeta de modo intenso a saúde física sendo responsável por uma série de doenças como cirrose, câncer e etc… Veja nas seções “drogas” cada uma das drogas e suas conseqüências no organismo. Note que a pessoa pode ter um problema de saúde mesmo que não sinta nada de errado, e se expor ao risco relacionado ao consumo de substâncias. Um exemplo disso seria uma pessoa com infecção pelo vírus da hepatite C, que pode ter a doença numa forma crônica e sem sintomas evidentes, e que agrava sua condição de saúde pelo consumo de álcool.

5. Usar drogas faz a pessoa se colocar em situações de risco. Algumas drogas levam a ter uma overdose podendo até levar a morte. Dirigir após usar uma droga, beber demais ou fumar maconha, até por uma única vez, pode provocar um acidente grave ou fatal para você ou outras pessoas.

Site Álcool e Drogas sem Distorção (www.einstein.br/alcooledrogas)/Programa Álcool e Drogas (PAD) do Hospital Israelita Albert Einstein