Na Europa, jovens começam a fumar aos 13 anos em média

Em Bruxelas – Os jovens europeus começam a fumar cada vez mais cedo segundo o comissário europeu de Saúde, Markos Kyprianou, que nesta terça-feira (01/03) disse estar preocupado com o fato de a idade média para as primeiras tragadas ser atualmente de 13 anos.

Na apresentação de uma nova campanha européia contra o tabagismo, o comissário explicou que, embora o total de fumantes mostre uma leve tendência de queda, há um novo motivo para inquietação devido ao aumento do número de fumantes entre os menores de 18 anos.

Por isso, a campanha tem como principal objetivo evitar que os mais jovens adquiram o hábito que, a cada ano, mata na UE cerca de 650 mil pessoas, o que o torna a principal causa de morte entre os europeus.

Kyprianou adiantou que a CE vai estudar a possibilidade de uma futura legislação européia proibir o fumo em lugares públicos. Por enquanto, a comissão se limita a respaldar as iniciativas dos estados membros.

O comissário chamou a atenção para a contradição entre as campanhas contra o tabagismo, como a lançada hoje e na qual serão investidos cerca de 72 milhões de euros nos próximos 4 anos, e as subvenções ao cultivo do produto de 1 bilhão de euros por ano.

Kyprianou afirmou que essas subvenções devem ser cortadas aos poucos mas que os agricultores não devem ser prejudicados pela medida.
Fonte: EFE