Incorporação da fobia social no modelo da problemática do uso de álcool entre estudantes

Problemas com álcool e fobia social* aparecem em muitos estudos, pois algumas pesquisas sugerem que esses dois fatores associados podem acarretar em uma futura dependência de álcool em indivíduos com esse tipo de desordem.

Um estudo realizado nos Estados Unidos com estudantes universitários avaliou esses parâmetros e obteve resultados interessantes, levando em consideração a hipótese de que a fobia social pode também ser responsável pelo consumo de álcool entre jovens.

Porém, os resultados encontrados foram contrários às hipóteses. Geralmente, a fobia social apresenta uma relação inversa com o álcool, e a doença acaba aparecendo como um fator protetor para o início do consumo.

Os achados têm implicação para o desenvolvimento de programas de intervenção e prevenção em relação ao problema de bebidas entre os estudantes.

* medo sofrido por certas pessoas quando observadas por terceiros durante o desempenho de alguma tarefa comum como falar, comer, dirigir, escrever, a ponto de impedir ou prejudicar significativamente a realização dessa tarefa.
Fonte consultada:psicosite.com.br

Autor: Addictive Behaviors