Centro de prevenção recebe título de Unidade de Saúde Livre do Fumo – PE

Por proporcionar para os seus pacientes e funcionários um ambiente mais limpo e saudável, o Centro de Prevenção, Tratamento e Reabilitação do Alcoolismo – CPTRA, de Recife, recebe, nesta quarta-feira, 23/03, o título de Unidade de Saúde Livre do Fumo. O título, concedido pela Prefeitura do Recife, é destinado às instituições que participam do projeto Ambientes Livre do Fumo.

“O projeto promove cursos de capacitação para todos os funcionários da unidade, que a partir de agora poderão orientar e conscientizar os pacientes sobre os riscos do fumo”, afirmou a Coordenadora Municipal de Controle de Tabagismo, Maristela Menezes.

O curso para os funcionários do CPTRA aconteceu no último mês de janeiro, com carga horária de 16 horas. “Logo após a capacitação, os resultados já puderam ser observados e o controle do tabagismo foi integrado à rotina da unidade. É proibido, por exemplo, fumar em qualquer ambiente do Centro”, afirma Maristela.

Os pacientes também passaram a receber informações sobre os danos causados aos fumantes passivos e as estratégias para parar de fumar. A entrega do título será realizada na própria unidade, localizada na Avenida Rosa e Silva, nos Aflitos, e contará com a presença do Secretário de Saúde, Gustavo Couto, e do Diretor do CPTRA, Anselmo Lima.

O centro será a 11ª unidade a receber o título, entre postos de saúde, policlínicas, PSF’s e hospitais de pediatria. Também já participaram do Ambientes Livre do Fumo 59 empresas públicas e privadas. De acordo com Maristela Menezes, desde sua criação em 2002, o projeto atingiu mais de 102 mil pessoas, que agora passaram a circular em ambientes livres do fumo. Para participar da iniciativa basta entrar em contato com a coordenação do projeto, pelos telefones (0xx81) 3232 – 8784 e 3224 – 5306

CPTRA – Criado pelo Governo Estadual de Pernambuco, o Centro de Prevenção, Tratamento e Reabilitação do Alcoolismo – CPTRA foi integrado ao município no 2º semestre de 2004. Atualmente, o Centro faz parte da rede da Prefeitura, atendendo usuários de álcool e outras drogas.

Fonte: Secretaria de Comunicação do Recife