Estou desconfiada que meu filho esteja usando alguma droga.

Estou desconfiada que meu filho esteja usando alguma droga. Que exames laboratoriais eu poderia fazer para confirmar ou não isso. Já conversei com ele e nega que seja usuário, porém tenho motivos para duvidar.

Parabéns por tentar um diálogo com seu filho, que sem dúvida é sempre o melhor caminho. Apesar de você ainda não ter tido sucesso sugerimos que tente mais algumas vezes, pois esta forma de agir pode afastar ainda mais você do seu filho. Se a dúvida persistir procure um serviço especializado para conversar com algum profissional, receber orientações.

Negar a existência do problema é comum entre usuários de álcool e outras drogas. Diante da negação, é comum que familiares e amigos, com a melhor das intenções, comecem a fazer acusações e a enfrentá-lo, colocando-o contra a parede e fazendo ameaças. A experiência mostra que este comportamento reforça a resistência e as defensivas da pessoa. A pessoa só mudará se tiver motivos, suficientemente fortes para isso. A melhor maneira de agir é adotar uma atitude de empatia, é tentar compreender seus reais motivos, sem julgamento, preconceitos ou acusações. Ninguém gosta de estar errado. Acusações suscitam defesas. Quanto mais eu tentar provar que alguém está errado, com mais veemência ele se defenderá e argumentará que está certo, se convencendo ainda mais disso. Ao parar de se defender das acusações externas, o usuário tem maiores chances de enxergar sua realidade. Por isso é preciso escolher, dentre os relacionamentos do usuário a pessoa mais adequada para esse tipo de conversa que, em geral, é aquela com quem há uma relação de confiança, afeto e respeito.

Com relação aos testes que detectam drogas no organismo, os mais comuns são os de urina e de sangue, porém, aqui no Brasil estes testes não são disponibilizados para compras em locais como, por exemplo, farmácias. Estes testes só podem ser realizados através de solicitação médica, em laboratórios de análises clínicas e com o consentimento da pessoa.

Site Álcool e Drogas sem Distorção (www.einstein.br/alcooledrogas)/Programa Álcool e Drogas (PAD) do Hospital Israelita Albert Einstein