Consumo de álcool no desenvolvimento da síndrome plurimetabólica

A síndrome plurimetabólica é caracterizada pela associação de obesidade abdominal, hipertensão, dislipidemia e diabetes, e está associada a um aumento importante no risco cardiovascular. Artigo da revista American Journal of Clinical Nutrition avaliou o impacto do consumo de álcool no desenvolvimento da síndrome plurimetabólica.

Um estudo avaliou 7.962 pessoas na Coréia e verificou que, no grupo com consumo de álcool médio entre 1 e 15 gramas, houve uma incidência na síndrome 20% menor em mulheres e 29% menor em homens. Já no grupo com consumo abusivo de álcool, definido no estudo como um consumo médio maior do que 30 gramas por dia (2 drinques), houve uma tendência ao aumento na incidência dos componentes da síndrome com consumos progressivamente maiores de álcool.

Este efeito ocorreu principalmente devido ao aumento da pressão arterial, aumento dos triglicérides, da glicemia plasmática e aumento do volume abdominal devido à ingestões abusivas de álcool.

American Journal of Clinical Nutrition: 80; 217-24

Título Original: Alcohol consumption and the metabolic syndrome in Korean adults: the 1998 Korean National Health and Nutrition Examination Survey.

F.I.: 5,601

Autor: OBID
Fonte: American Journal of Clinical Nutrition: 80; 217-24