Mais de 80% dos alunos da 8ª série consomem bebida alcoólica – SP

Pesquisa inédita feita pela Secretaria Municipal de Educação entre alunos do ensino infantil e fundamental de 717 escolas da capital paulista revela que 83% dos estudantes da 8ª série – com idades entre 14 e 16 anos – consomem bebidas alcoólicas pelo menos uma vez por semana. Já em relação ao tabaco, o levantamento mostra que as garotas fumam mais que os meninos: 49% contra 27%.

Outro dado surpreendente da pesquisa é em relação à saúde. Pelo menos 57% dos estudantes sofrem anemia e 8% estão desnutridos. O levantamento também detectou alto índice de cáries, problemas auditivos, de pele e obesidade.

“Já tínhamos uma idéia do problema, que agora se confirmou. Os números são alarmantes”, afirma o Secretário da Educação, José Aristodemo Pinotti.
Segundo ele, cerca de 2.700 casos de doenças já foram encaminhados aos postos de saúde. Além disso, a merenda será reforçada com ferro quelato para suprir a deficiência.

Pinotti afirma que a Secretaria da Educação está desenvolvendo, em parceria com a Secretaria da Saúde, um programa de orientação e prevenção de doenças voltado a pais e alunos. Chamado de Semana Promotora de Saúde, o projeto, que se realizou de 9 a 13 de maio, atraiu 1.310.978 pessoas em sua primeira fase.

Na escola de educação infantil Antônio Muotri Lamberga, no Brás, zona leste, a situação é dramática. A maioria dos 140 alunos com até 6 anos moram em cortiços e sofrem desnutrição, doenças de pele e ainda têm cáries.
Na escola de ensino fundamental Francisco de Mont´Alverne, no Jardim Domitila, zona leste, a Coordenadora Pedagógica Giustina Tuzia conta já ter constatado casos em que alunos chegam a beber até duas ou três vezes por semana.
Autor: Diário de S. Paulo
Fonte: OBID