Semana Antidrogas em Cuiabá terá programação nas escolas municipais e estaduais

O Conselho Estadual de Entorpecentes – Conen/MT, representante da Secretaria Nacional Antidrogas – Senad e a Secretaria de Justiça e Segurança Pública – Sejusp, estará realizando de 20 a 24 deste mês, a IV Semana Estadual Antidrogas. O evento que acompanha a programação nacional tem como objetivo sensibilizar e conscientizar a população sobre os problemas provocados pelo uso e abuso de drogas lícitas e ilícitas.

“A iniciativa é mais uma forma de intensificar as ações nos setores público e não governamental, para a importância da prevenção ao uso de substancias psicoativas”, explicou o coordenador geral do Conselho, José Antônio Vieira. O evento, de acordo com José Vieira, visa ainda a propagação dos conhecimentos relativos à problemática das drogas buscando um maior engajamento da sociedade, principalmente nas atividades de redução da demanda. Ele explica que a atuação do Governo Federal, no sentido de reduzir demanda e a oferta de drogas tem se voltado para a promoção de ações centradas no desenvolvimento integral da pessoa humana e de valores éticos, culturais e de cidadania.

O Secretário de Justiça e Segurança Pública, Célio Wilson de Oliveira, lembrou que essa postura representa uma quebra de paradigmas porque aborda a problemática da demanda e da oferta de drogas como questões ligadas a cidadania. “Para que esses problemas sejam resolvidos não podemos prescindir do trabalho de conscientização e comprometimento do cidadão quanto aos prejuízos individuais e sociais do uso indevido e do tráfico ilícito de drogas”, disse ele.

Programação

A realização da Semana Nacional Antidrogas, instituída em maio de 1999, visa estimular a sociedade brasileira a refletir os aspectos negativos relacionados a essa prática ilícita. Nos estados as programações são variadas. Em Mato Grosso, no dia 20/6 , a campanha será aberta com o II Fórum Municipal Intersetorial de Atenção aos Usuários de Álcool e outras Drogas. O evento acontecerá no Auditório da Polícia Rodoviária Federal, das 14h às 18h, e é aberto ao público em geral.

Durante o Fórum, será validado o Conselho Municipal Antidrogas- Comad de Cuiabá, com a nomeação do seu presidente. Além disso, serão entregues diplomas de mérito pela Valorização da Vida, da Senad, a pessoas que desenvolvem ações positivas de prevenção ao uso indevido de drogas. Serão agraciados o Diretor-Geral do Centro de Atenção Psicosocial -Caps Adaulto Botelho, Rodrigo Sérgio Garcia Rodrigues; a Psicóloga Marisa Marcelo de Minas Carvalho, da Saúde Mental, da Secretaria de Estado de Saúde; e o Coordenador da Polícia Comunitária da Secretaria de Justiça e Segurança Pública – Sejusp, Major Wilson Batista.

Durante toda a semana, como parte da programação, serão realizadas palestras nas escolas pública das redes estadual e municipal de ensino. No dia 20/06 será proferida palestra na Escola Estadual Aroeira, localizada no bairro de mesmo nome, no período noturno. No dia 21, a palestra acontece no período da manhã, na Escola Municipal de Ensino Básico – Emeb, Nossa Senhora Aparecida, localizada no bairro Novo Colorado e, no período noturno, na Escola Estadual Manoel C. Proença.

No dia 22/06, as palestras têm prosseguimento, no período matutino na Emeb Antonia Titã M. de Campos, no bairro Jardim Florianópolis e no período noturno na Escola Estadual Raimundo Pinheiro, no bairro Coxipó e, no dia 23, no período matutino, a palestra será na Escola Municipal Ranulpho Paes de Barros, no bairro Santa Isabel.

No dia 24, no período matutino, a palestra será na Escola Municipal Orlando Nigro, no bairro Pedregal e no período noturno, acontecerá o encerramento da programação, na Escola Estadual Presidente Médici, localizada na avenida Mato Grosso, com a apresentação de bandas locais, a partir das 19h. No dia 24/06, nos período matutino, vespertino e noturno, serão realizadas blitz educativas nas principais vias da cidade, e nos proximidades de bares, restaurantes e boates, com distribuição de material informativo visando a disseminação do programa Amigo da Vez.

O programa é um projeto implantado pelo Ministério dos Transportes, de cunho educativo, que aborda o uso/abuso de drogas e direção. O amigo que dirige não bebe. São parceiros do Conen na campanha as Secretarias de Estado de Justiça e Segurança Pública – Sejusp, Saúde, de Esporte e Lazer, Educação e Secretarias Municipais de Saúde, de Educação e Desporto e Lazer.
Autor: Secretaria de Estado
Fonte: OBID