Empresa Ferroviária promove campanha de conscientização sobre uso de álcool e drogas

Mais uma jornada da Campanha de sensibilização contra o uso e abuso de álcool e outras drogas será promovida pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM em suas dependências. Há três anos, a empresa desenvolve projetos ligados à temática, com dinâmicas para seus funcionários, familiares e também usuários do sistema.

Na próxima quinta-feira, dia 04, a ação ocorrerá na Estação Ceasa – Linha C (Osasco-Jurubatuba), atendendo quem utiliza os trens da rede. No período das 10h às 16h, profissionais da área de saúde e voluntários distribuirão panfletos contendo dados sobre dependência química e malefícios das drogas.

Além do pessoal da CPTM, participam dessa iniciativa representantes de instituições como o Alcoólicos Anônimos – AA, Grupo de Auto-ajuda a Familiares de Alcoólatras – Alanon, do Narcóticos Anônimos – Aranon, do Neuróticos Anônimos – N/A, Grupo de Auto-ajuda à Família e Amigo de Narcóticos – NARANON e o Narcóticos Anônimos – NA.

Esse pessoal transmitirá aos usuários da ferrovia informações importantes sobre como identificar um possível caso de dependência na família e também onde buscar ajuda.

Programação

Depois da Berrini, o calendário de atividades contempla a Estação Jurubatuba, na Linha C (Osasco-Jurubatuba), no dia 17 de agosto. Depois prossegue com eventos nas Linhas E e F, sempre no horário das 10h às 16h: São Miguel Paulista, 13/09, Itaim Paulista,19/09, Eng° Manoel Feio, 22/09, Itaquaquecetuba, 27/09, Calmon Viana, 05/10, e Estudantes, 18/10.

Problema mundial

Dados do Ministério da Saúde revelam que o alcoolismo atinge de 10% a 15% da população mundial. Como exemplo de estatísticas mais próximas de nossa realidade, no Estado de São Paulo passa de 1 milhão o número de pessoas acometidas por esse mal.

Em função da relevância do tema, periodicamente a CPTM desenvolve campanhas em suas estações, dispondo-se a promover a conscientização sobre os danos causados pelo consumo de álcool e outras drogas.
Autor: Assessoria de Imprensa da CPTM
Fonte: OBID