Conselho divulga relatório sobre ações pela redução da demanda de drogas – GO

O Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas -CEPPD da Secretaria de Segurança Pública e Justiça de Goiás divulgou relatório das atividades realizadas no primeiro semestre deste ano. No período, foram feitas campanhas preventivas e cursos de capacitação, além de parcerias com empresas e órgãos públicos, visando oa redução do consumo de drogas.

O órgão tem se preocupado não só com as políticas públicas para a sociedade em geral, mas também em fazer um trabalho na instituição em que está integrado. Prova disso foi o que aconteceu na semana de prevenção às drogas, quando os servidores, além de assistirem às palestras, fizeram exames laboratoriais gratuitos e puderam aderir ao programa contra o tabagismo, que consiste em orientar e acompanhar os fumantes interessados em abandonar a dependência química.

Outra ação desenvolvida foi a fiscalização às instituições que oferecem tratamento aos dependentes químicos e que divulgam seus serviços em semáforos e ônibus urbanos, com o objetivo de arrecadar fundos. Essa prática, porém, é feita sem nenhum critério ou regulamentação. Nesse sentido, o Conselho, em parceria com o Ministério Público Estadual, está promovendo o cadastramento e recadastramento de todas as instituições filantrópicas.

As instituições que ainda não estão regularizadas devem fazer a solicitação do registro ao conselho, de posse de documentos como o estatuto ou certidão fornecidos pelo cartório onde estiver registrada; relatório das atividades nos últimos três anos; cópia da ata da eleição dos atuais representantes da entidade; cópia do CNPJ; identificação do responsável técnico e registro e cadastro de pessoal técnico especializado.
Autor: Goiás Agora
Fonte: OBID