Campanha diminui número de fumantes dentro de shoppings

Atendendo a pedidos de clientes, o Teresina Shopping iniciou uma campanha anti-fumo em suas dependências. Banners incentivando os freqüentadores a não fumar foram distribuídos em todos os espaços do shopping. De acordo com a gerente administrativa Filomena Brandim, a campanha foi iniciada porque muitas reclamações chegavam à administração do shopping.

Ela explica que por se tratar de um ambiente fechado e com sistema de ar-condicionado, todas as pessoas respiram o mesmo ar. “Em um ambiente fechado, com ar-condicionado, o fumo é extremamente desagradável para quem não fuma, porque o mesmo ar circula em todos os espaços”, explica.

Após o início da campanha, a gerente observou a redução do número de reclamações. Hoje nós já vemos as pessoas saindo do shopping para fumar, principalmente aquelas que trabalham nas lojas, revela.

O ponto crítico, no entanto, continua sendo a praça de alimentação. Isto porque é neste espaço que as pessoas passam mais tempo. A praça de alimentação é realmente um espaço complicado, porque as pessoas associam dois vícios, o álcool e o tabaco. Este continua sendo o ponto de maior concentração de pessoas fumando, diz Filomena.

A campanha visa à conscientização dos freqüentadores fumantes do Teresina Shopping. “A legislação só nos permite a afixação de placas proibindo o fumo, mas não nos permite, por exemplo, a abordagem de fumantes que estejam com o cigarro aceso ou a punição. A única coisa que podemos fazer é trabalhar com a conscientização, mostrando que o fumante tem o direito de fumar, mas o não fumante também tem o direito de respirar um ar de qualidade”, completa a Gerente.
Fonte: O Dia – PI