Curso treina cães para farejar drogas

O primeiro curso de capacitação de guias de cães farejadores de drogas começa hoje, em Florianópolis. De 15 de agosto a 9 de setembro, 31 policiais civis, militares e rodoviários federais serão treinados por instrutores do Serviço Canadense de Inteligência de Segurança – SCIS e do Federal Bureau of Investigation – FBI, dos Estados Unidos.

O diretor de Programas e Projetos da Secretaria Nacional de Segurança Pública – Senasp, Robson Robin, coloca que o objetivo é capacitar mais de 60 policias até final do ano. A segunda etapa do curso está programada para outubro e será realizada no Rio.

Além de preparar policiais para atender eventos nacionais, como os jogos Pan-Americanos de 2007, o treinamento, promovido pela Senasp, em parceria com a embaixada americana, visa padronizar as ações com cães.

Policiais e cães que participam do curso foram selecionados pelo Senasp durante três meses e ainda participaram de testes.

Os cães são de raça compatível para atividade policial, como pastores, labradores e english springer spaniel, possuem instinto de caça, disciplina e concentração.
Autor: Jornal A Notícia
Fonte: OBID